Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

As 6 práticas fundamentais para um bom gerenciamento de restaurantes

Melhore o gerenciamento do seu restaurante com dicas essenciais para o sucesso do seu negócio gastronômico.

Abrir e gerenciar um restaurante é o seu sonho, uma oportunidade de conquistar segurança financeira e proporcionar conforto para sua família. No entanto, o gerenciamento de restaurantes não é uma tarefa simples. Para alcançar o sucesso, é essencial considerar diversos aspectos.

É necessário ter em mente que a administração de um restaurante envolve Gestão de Estoque, Atendimento ao Cliente, serviço ao consumidor, compra de matérias-primas, entre outros elementos.

Neste artigo, vamos mostrar as 6 práticas fundamentais para fazer um bom gerenciamento de restaurantes com base nas atualidades do setor.

Então, que tal conhecer essas dicas? Continue lendo!

Você já decidiu: vai abrir o seu restaurante. Esse é o seu sonho, uma forma de ter mais segurança financeira e oferecer conforto para sua família.

Gerenciamento de restaurantes: o que considerar?

gerenciamento de restaurantes novo 10 07 2023 - As 6 práticas fundamentais para um bom gerenciamento de restaurantes

Os empreendimentos alimentícios são desafiadores. Ao mesmo tempo em que enfrentam uma concorrência acirrada e características próprias do negócio, podem ser altamente rentáveis.

Por isso, se essa é a sua aposta, continue em frente! Mas tome alguns cuidados. É preciso fazer um bom planejamento, conhecer estratégias de precificação e lidar com situações complicadas.

Para evitar prejuízos e saber como definir seu preço de venda, vamos apresentar algumas orientações a seguir.

1°) Faça o planejamento do negócio

  • Missão: defina a razão de ser do seu restaurante e como ele pode contribuir para a sociedade.
  • Análise dos clientes: conheça o perfil do seu público-alvo, suas características demográficas, hábitos de consumo e preferências.
  • Análise dos concorrentes: identifique os restaurantes concorrentes, analise seus pontos fortes e fracos, e encontre maneiras de se destacar.
  • Análise dos fornecedores: busque fornecedores confiáveis e garanta a qualidade dos produtos utilizados em seu restaurante.
  • Plano financeiro: estabeleça os investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais necessários para o funcionamento do restaurante.
  • Estimativa de faturamento: leve em consideração os preços praticados pelos concorrentes e as expectativas dos clientes em relação aos preços.

2°) Entenda a precificação

  • Precificação baseada na concorrência: estabeleça preços competitivos em relação aos seus concorrentes.
  • Precificação baseada no custo do produto: calcule o custo de cada item do cardápio e adicione uma margem de lucro adequada.
  • Precificação baseada na demanda: avalie o valor percebido pelos clientes e defina preços de acordo com essa percepção.

3°) Faça um fluxo de caixa

gerenciamento de restaurantes novo 10 07 2023 02 - As 6 práticas fundamentais para um bom gerenciamento de restaurantes

Outro ponto fundamental no gerenciamento de restaurantes é uma gestão financeira eficiente, com acompanhamento próximo.

Você deve elaborar um Fluxo de Caixa diário, semanal e mensal.

Esse instrumento deve registrar todas as entradas e saídas de recursos e poderá indicar períodos de sazonalidade, a necessidade de aumentar o capital de giro ou a possibilidade de expandir o negócio.

Vale a pena lembrar que o fluxo de caixa de restaurantes é um pouco mais complexo. No entanto, aproveite para analisar desperdícios e identificar o que pode ser reduzido.

4°) Conte com um sistema de gestão

Os softwares de gestão podem fazer a diferença no gerenciamento do seu restaurante.

Você pode utilizar um sistema de ponto de venda (PDV) ou optar por um Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos empresariais (ERP).

A segunda opção tem a vantagem de integrar diferentes informações e permitir que você acesse todos os dados em um só lugar, facilitando a administração do restaurante.

5°) Atualize seu menu regularmente

Manter o mesmo menu por muito tempo pode ser entediante para os clientes e também pode levar ao aumento dos preços dos alimentos.

Aproveite a oportunidade para revisar o cardápio e fazer alterações nos pratos. Assim, você pode manter os preços baixos e os lucros altos.

6°) Preste atenção ao cliente

gerenciamento de restaurantes novo 10 07 2023 03 - As 6 práticas fundamentais para um bom gerenciamento de restaurantes

Lembra daquela máxima de que o cliente sempre tem razão? Isso é verdade.

Valorize a Opinião dos Clientes e esteja sempre aberto a sugestões e críticas construtivas. Monitore a qualidade dos pratos e preste atenção às reações dos clientes.

Use formulários de feedback ou converse diretamente com os clientes para entender suas necessidades e buscar constantemente melhorias.

Uma dica interessante é analisar os pratos servidos. Para exemplificar, se no dia em que foi oferecido frango frito muitos clientes deixaram de comer esse prato, provavelmente é porque estava faltando qualidade.

Outra opção é medir a rejeição por meio do peso do lixo. Estabeleça uma meta, por exemplo, de 25 gramas de resíduos por cliente. Se a quantidade exceder isso, pode indicar um problema de qualidade.

Equipamentos de aço inox para a cozinha do seu restaurante

O gerenciamento de um restaurante envolve diversos aspectos, e a escolha dos móveis adequados é uma parte fundamental para a eficiência da cozinha. Nesse sentido, os móveis em aço inox desempenham um papel importante devido às suas características e benefícios.

Os móveis em aço inox são uma escolha popular para cozinhas de restaurantes devido à sua durabilidade, resistência à corrosão e facilidade de limpeza.

Eles suportam cargas pesadas, são higiênicos e mantêm uma aparência estética profissional. Esses móveis contribuem para um gerenciamento eficiente da cozinha, oferecendo uma solução duradoura e de baixa manutenção.

Agora que você entende quais são os pontos fundamentais para um bom gerenciamento de restaurantes, coloque essas ideias em prática e receba mais dicas assinando nossa NewsLetter e nos seguindo nas Redes Sociais.

Visite nosso site para encontrar os melhores equipamentos em aço inox industrial para cozinhas e estabelecimentos gastronômicos, incluindo Bancadas, Pias, Estantes, Carrinhos Auxiliares e muito mais.

Melhores Equipamentos em Aço Inox