Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Confira os equipamentos para montar uma confeitaria de forma completa

O mercado da confeiteira movimentou sozinho em 2020, mesmo com a pandemia R$91,94 bilhões, de acordo com a ABIP.

As padarias modernas se preocupam em oferecer diversidade para os consumidores. Geralmente, o consumidor vai em busca do pão, e leva também o bolo, o biscoito, uma torta e outros itens para complementar sua refeição. São alimentos que entraram para a rotina do brasileiro, e contribuem para o crescimento das confeitarias.

O mercado da confeiteira movimentou sozinho em 2020, R$91,94 bilhões, em um ano com tantas dificuldades enfrentadas pela Pandemia,  segundo dados  da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) .

Este faturamento foi impulsionado pelo crescimento nos produtos de revenda, de acordo com 88,89% das empresas pesquisadas no ramo da confeitaria e panificação.

O mercado tem se mantido nos últimos anos competitivo pelo aperfeiçoamento de produtos que eram comuns no passado, como os bolos festivos. Além dos tradicionais pães, itens indispensáveis na lista de compras dos brasileiros, o consumo de tortas, bolos e outros produtos de confeitaria têm crescido entre os clientes em todo o País.

Franquias como estas mostram que o investimento em confeitaria pode ser simples com bom custo benefício.

No entanto, na falta dos equipamentos corretos, tudo pode ficar muito difícil e até ir por água abaixo. No caso das casas de bolo que estão surgindo, por exemplo, na falta da quantidade correta de formas e de espaço suficiente no forno, os bolos não ficariam prontos no tempo certo dificultando os negócios na empresa.

Portanto, uma cozinha especializada em confeitaria deve ser bem equipada para viabilizar e otimizar a produção. Quer saber quais são – Os equipamentos para montar uma confeitaria completa? Continue com a gente!

Os fornos são fundamentais no acabamento dos produtos, a aparência, crocância, coloração e o brilho dos itens disponibilizados nas vitrines das padarias dependem de um bom processo de assamento – porém, aliado a ingredientes de qualidade e preparo adequados.

Sendo assim, é fundamental que o empreendedor invista em bons fornos de assamento para encantar o consumidor final. A escolha do forno perfeito deve ser bem estudada, pois precisa de espaço para colocar várias formas ao mesmo tempo, assim como regular a temperatura ideal para cada tipo de produto.

O estilo da montagem também varia: no chão ou parede, depende do estilo da produção e de qual o foco das vendas.

Órgãos sanitários nacionais e internacionais, indicam a utilização de materiais como o aço inoxidável, por oferecerem maior segurança quando em contato com o alimento, não transmitindo substâncias tóxicas, odores ou gosto, além de maior durabilidade e facilidade na limpeza.

Pode parecer óbvio, mas não se pode esquecer da mesa para abrir as massas e sovar o pão em uma confeitaria. Ela não pode ser substituída por outras superfícies e além disso a vigilância sanitária exige que, tratando-se de alimentos, deve-se usar somente as de aço inoxidável.

Você pode saber mais detalhes sobre este material e tirar suas dúvidas sobre qual a mesa perfeita para o seu estabelecimento aqui.

Depois que souber qual é a mesa ideal para as suas necessidades, pode ainda escolher entre as diversas opções da nossa loja virtual.

Entre os equipamentos para montar uma confeitaria não esqueça das estantes e prateleiras. Comprar equipamentos como estes te permite utilizar melhor o espaço da cozinha que é limitado.

É possível armazenar os itens por categorias diferentes, para cada segmento. É importante respeitar a temperatura de armazenamento indicada para cada produto. Outro diferencial do aço inox, por se tratar de um material que não altera sabor, aroma e nem cor dos alimentos e suportando tanto baixas quanto elevadas temperaturas.

Veja alguns modelos no nosso site em Estantes e Prateleiras.

Muito além dos acessórios e recursos que uma batedeira oferece, são necessários alguns critérios específicos para sua rotina de uso. Os acessórios que compões o kit da sua batedeira irão determinar o número de funções que ela poderá desempenhar em sua confeitaria.

Há uma infinidade de batedeiras e mixers para serem explorados. De novo, dependendo da sua necessidade, você deve escolher entre batedeiras elétricas que permitem diversas velocidades específicas para o que você vai misturar e para atingir a consistência desejada.

Uma dica importante é sempre ter um par de mixers manual para emergências e preparos simples.

Se o seu estabelecimento foca na diversidade de produtos você necessita de diversas formas para que atendam a cada tipo de produção. Desde forminhas menores, formas para muffins, bolos com furos no meio, formas retangulares e aros.

Os aros em aço inox são utilizados para montar, cortar e modelar os bolos, são ideiais para cozinhas profissionais e confeitarias. Produto resistente a impactos e a oxidação, a escolha pelos produtos de aço inox traz higiene e durabilidade para sua cozinha.

Já se a sua ideia for do tipo das casas de bolos, você vai necessitar de grande quantidade da mesma forma para criar um padrão na produção. Confira algumas opções na nossa seção de Utensílios de Cozinha.

  • Para a limpeza e organização: Potes de plástico

Para que ninguém enlouqueça dentro de uma cozinha bagunçada, os potes de plástico tornam-se seus melhores amigos na armazenagem de alimentos retirados dos descartáveis. Isso preserva os ingredientes e te ajuda a encontrar o que precisa.

  • Para uma boa apresentação: Embalagens bonitas e criatividade

Se a sua empresa investir em uma embalagem que se diferencie das demais e que, se destaque nas prateleiras, são grandes as chances de um cliente em potencial se interessar por ela e decidir levá-la para casa. Para um cliente que está em dúvida entre dois produtos, uma embalagem bem produzida é o que certamente fará a diferença na hora da escolha.

Dica extra: não se esqueça da regulamentação

Com todos os equipamentos para montar uma confeitaria providenciados e prontos para uso, solte a criatividade e faça seus quitutes para venda sem se esquecer das obrigatoriedades da lei.

Para quem já investiu ou pretende investir em um estabelecimento comercial gastronômico, deve por lei cadastrar o seu negócio na Vigilância Sanitária do município estabelecido. Este serviço é de suma importância, pois trata-se de uma regulamentação sanitária concedida através da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Confira As boas práticas para serviço de alimentação no Brasil e fique por dentro das normas.

 

Vigilância Sanitária: As Boas Práticas para Serviços de Alimentação no Brasil

 

Confira todas as novidades da loja e informações sobre empreendedorismo e equipamentos assinando nossa Newsletter no rodapé e acesse nosso site.