Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Confira uma lista de erros que podem levar seu restaurante à falência

O cenário econômico atual requer cautela e cuidado e o empresário deve estar atento a diversos fatores que podem causar a falência de um restaurante. Veja quais!

É muito fácil achar listas e mais listas com dicas de cardápios, decoração, harmonização de bebidas e tudo mais que você possa fazer para montar seu restaurante e ser um sucesso.

Mas, e dicas do que não se deve fazer? Quais principais erros a não cometer?

Ter um restaurante é ter um NEGÓCIO, não é um entretenimento e não dá para ser um hobby.

Segundo dados da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a categoria de serviços de alimentação, que engloba bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks, foi a que mais registrou novos negócios nos primeiros seis meses de 2022, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, foram 1.243 registros por dia útil, em média – 154.150 no total e de todos os bares e restaurantes que surgem no Brasil a cada ano, cerca de 80% quebram, fecham, desistem ou vão a falência antes de completarem 2 anos.

O baixo investimento necessário para empreender na criação de empreendimentos desta categoria é um dos motivos apontados para o resultado.

Com a reabertura da economia, o brasileiro voltou a sair. Após dois anos de pandemia se multiplicam as opções de menus, que podem ser degustados no restaurante ou em casa.

O setor que foi duramente afetado, com fechamentos, demissões e dívidas, agora espera encerrar o ano com alta de 5% no faturamento em relação a 2021 e de 8% na comparação com 2019, período anterior à pandemia, segundo a ABRASEL.

O cenário econômico exige cautela e cuidado e o empresário precisa estar atento a diversos fatores que podem desencadear a falência de sua empresa. Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns erros perigosos que podem contribuir para o fechamento prematuro de um restaurante.

1. Não fazer um plano de negócios

O Plano de Negócio é um dos melhores instrumentos para visualizar um cenário fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor e tem a finalidade principal de responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter, ampliar o negócio ou é inviável?”

imagem blog restaurante falencia 1 793 x 305 px - Confira uma lista de erros que podem levar seu restaurante à falência

2. Confundir as contas pessoais com as da empresa

Confundir os gastos pessoais com os da empresa pode levar tudo ao fundo do poço.

3. Não ter conhecimento do ramo

Se você (ou seu sócio) não conhece a área que pretende atuar é melhor adiar o início da empresa até descobrir todas as características do mercado. Conhecimento é peça chave para o sucesso.

4. Abrir um restaurante sem capital de giro

As contas e despesas precisam ser pagas, o capital de giro é fundamental para manter o ciclo de produção do restaurante. Muitos varejistas estão endividados por falta de planejamento, quando a programação não acontece como esperado, seu capital de giro se esgota.

5. Abrir um restaurante porque gosta de cozinhar

Vários restaurantes fecham porque o propósito inicial do seu proprietário era praticar seu hobby. Se você simplesmente gosta de cozinhar e receber seus amigos, pode construir um espaço gourmet em sua residência.

6. Economizar na mão de obra, na qualidade dos produtos e na limpeza

Primeiramente, contrate pessoas qualificadas e experientes e as remunere de acordo. Fazer economia usando produtos de baixa qualidade comprometerá sua cozinha e nem o chefe mais expert fará milagres. Economia na limpeza? Jamais. Tenha tudo, desde a cozinha ao banheiro, com a limpeza impecável. O lugar pode ser simples, mas tem o dever de ser limpo. Falando em economia, atenção ao desperdício: de tempo, de recursos e, principalmente, de matérias-primas.

7. Não ter controle

Um bom controle financeiro é essencial para manter o negócio sempre lucrativo. A premissa, que parece simples, é o ponto em que pecam muitos empreendedores, que acabam deixando-a de lado.

8. Preocupar-se demais com “supérfluos”

Não é que a decoração, a música ambiente e as cores dos guardanapos não são importantes, mas seu objetivo principal é servir comida e serviço de boa qualidade. “A aparência do lugar não substitui em nada o sabor de um bom prato servido com eficiência.”

9. Acumular dívidas

Fazer uma nova dívida para pagar a dívida velha = caminho para o fracasso. Pegar dinheiro em empréstimo para quitar as contas do seu restaurante só vai gerar uma bola de neve e o fim será desastroso. Planeje. Lembre-se do primeiro tópico!

imagem blog restaurante falencia 2 793 x 305 px - Confira uma lista de erros que podem levar seu restaurante à falência

10. Tentar agradar a todos os gostos:

Investir em um tipo específico de restaurante é uma forma de se adaptar à concorrência de mercado, aproveitando para encontrar novos caminhos e novas soluções.

Com certeza essa lista poderia ser até mais longa, mas se você conseguir evitar ao menos essas situações terá dado um bom passo para a prosperidade e solidez no seu negócio.

Se você está pensando em investir no setor gastronômico e além de aproveitar nossas dicas, equipar sua cozinha com produtos de qualidade, a Loja Brazil, atua há mais de 10 anos no segmento, oferecendo as melhores soluções em Aço Inox para o seu Negócio. Conheça nossos produtos, clique no botão abaixo:

Nossos Produtos