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15 ideias e ações estratégicas de marketing para pizzarias

Ideias de Marketing criativo para o seu negócio

A pizza é um dos alimentos mais consumidos no mundo.

E no Brasil isso não é diferente: somos o segundo país que mais consome pizzas em todo o planeta, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Para se ter uma ideia, segundo dados da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, no Brasil, são produzidas mais de 1 milhão de pizzas por dia!

Esses dados mostram o potencial que esse mercado tem no País e como investir em pizzarias segue sendo uma excelente opção para quem deseja empreender no ramo de alimentos e bebidas.

No entanto, uma vez que o negócio está montado, é preciso muito esforço para se destacar e manter as vendas em alta.

Afinal, a concorrência é grande: são mais de 36 mil pizzarias espalhadas por todo o Brasil e, para vencer a concorrência, é preciso investir nas estratégias certas.

Pensando nisso, separamos 15 ideias para ajudar você a alavancar as vendas da sua  pizzaria.

Confira!

15 ideias para aumentar as vendas de uma pizzaria 01 - 15 ideias e ações estratégicas de marketing para pizzarias

  1. Monte um plano de negócios

    Montar um plano de negócios detalhado é o ponto de partida fundamental para qualquer empresa que deseja ter sucesso no mercado.

    Antes mesmo abrir a sua pizzaria, é preciso ir atrás de uma série de informações relevantes, que servirão de norte para os seus próximos passos.

    Um dos passos mais importantes é um estudo de viabilidade econômica.

    Qual o investimento necessário para a abertura da empresa?

    Qual o capital de giro para manter o funcionamento da pizzaria nos primeiros meses?

    Quais serão as despesas fixas para manter o estabelecimento aberto?

    É fundamental ter essas informações na ponta do lápis antes de prosseguir.

    Outro ponto importante é entender o mercado em que você irá atuar.

    Pesquise o perfil de consumo da região em que você pensa em instalar o estabelecimento, estude a concorrência e defina bem o seu público-alvo.

    Com todas essas informações em mãos, analise que diferenciais podem ser oferecidos e como a sua pizzaria pode se destacar das outras e conquistar a preferência da clientela.

  2. Diversão na pizzaria

    Todo mundo gosta de competir; imagine como você se beneficiaria promovendo uma competição ou atividades na sua pizzaria. Você poderia ter um concurso para ver quem consegue comer mais pizza em um período de tempo específico.

    Ou que tal convidar pessoas para assar suas próprias pizzas e premiar o melhor? Assim é possível criar um nível de diversão que irá manter a sua marca no topo da mente de todos.

  3. Surpreenda apoiando eventos sem fins lucrativos

    Envolver-se com a comunidade local promoverá uma boa exposição por um custo relativamente baixo.

    Que tal envolver-se com aquela Organização Sem Fins Lucrativos ou Associação de Moradores do seu bairro?

    Promova uma noite em que uma porcentagem de todas as vendas será doada. Assim você contribui para um mundo melhor e ainda promove a sua marca.

    Você ainda pode distribuir panfletos ou cupons especiais para promover o evento e aumentar suas vendas.

  4. Seja uma pizzaria kid-friendly

    Se o ambiente é ideal para as crianças, logo, as famílias vão ficar por um bom tempo.

    Aposte em playgrounds, sala de jogos, desenhos animados e brinquedos.

    Com certeza seu estabelecimento ficará na boca da criançada.

    Claro, para isso, é necessário contar com uma equipe de monitores capacitados para cuidar dos pequenos.

    E caso sua pizzaria disponha de amplo espaço ao ar livre, você pode revolucionar ainda mais e se tornar pet-friendly!

  5. 5. Fidelize os caçadores de desconto

    Os chamados Caçadores de Desconto são aqueles clientes passageiros, que só aparecem em promoções.

    Muitas empresas acreditam que a técnica de cuponagem traz um efeito negativo, deixando o cliente mal acostumado, pois, em vez de o consumidor ser fiel à empresa, ele se torna fiel aos descontos.

    Entretanto, é importante lembrar que clientes só se tornam fiéis após conhecerem o seu estabelecimento. E, muitas vezes, é por meio das promoções que isso acontece.

    Por isso, aposte em ofertas especiais que atraiam o público.

    Promoções temáticas ou sazonais, ou ainda descontos para datas especiais são uma boa “desculpa” para oferecer preços mais baixos aos clientes.

  6. 6. Use e abuse dos descontos

    Seguindo a dica anterior, cupons que oferecem um valor real de desconto podem impulsionar as vendas quando utilizados corretamente.

    Para criar uma boa estratégia para cupons, faça pesquisas, tente identificar e localizar os grupos de clientes mais propensos a usar esses descontos.

    Depois, ofereça cupons direcionados a esses grupos.

    Ou, melhor ainda, promova um programa de fidelidade, onde os clientes acumulam pontos ou ganham descontos progressivos conforme vão comprando.

    É uma maneira eficaz de manter os clientes voltando sempre.

  7. 7. Faça parcerias com empresas locais

    Você pode, por exemplo, fazer uma parceria com um supermercado local para entregar pizzas prontas e congeladas, que as pessoas podem comprar e levar para casa para assar.

    Isso pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua pizzaria, uma vez que as pessoas sempre buscam praticidade no dia a dia.

    Além disso, também é uma forma de aumentar a visibilidade da sua marca, já que estará presente em outro estabelecimento frequentado pela comunidade local.

  8. 8. Invista no delivery

    O serviço de entrega é essencial para qualquer pizzaria nos dias de hoje.

    Com o aumento do uso de aplicativos de entrega, como iFood, Uber Eats e Rappi, muitos clientes preferem pedir comida sem sair de casa.

    Por isso, é fundamental investir em um sistema de delivery eficiente e em uma equipe de entregadores comprometida e bem treinada.

    Além disso, é importante também ter embalagens adequadas para garantir que as pizzas cheguem quentes e frescas na casa do cliente.

  9. 9. Ofereça opções saudáveis

    15 ideias para aumentar as vendas de uma pizzaria 02 - 15 ideias e ações estratégicas de marketing para pizzarias

    O mercado de alimentação saudável vem crescendo bastante nos últimos anos e é importante estar atento a essa tendência.

    Por isso, ofereça opções de pizzas mais saudáveis, com ingredientes integrais, sem glúten ou sem lactose, por exemplo.

    Assim, você consegue atrair clientes que estão buscando uma alimentação mais balanceada, sem abrir mão do sabor.

  10. 10. Invista no marketing digital

    O marketing digital é uma ferramenta poderosa para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

    Invista em um site atrativo e responsivo, onde os clientes possam fazer pedidos online e conhecer o cardápio e as promoções da sua pizzaria.

    Além disso, esteja presente nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, compartilhando conteúdo relevante e interagindo com os seguidores.

    Você também pode investir em anúncios online, tanto em redes sociais quanto em buscadores como o Google, para aumentar a visibilidade da sua marca e atrair mais clientes.

  11. 11. Ofereça um cardápio variado

    Oferecer um cardápio variado é essencial para atrair clientes de diferentes gostos e necessidades.

    Além das tradicionais pizzas de mussarela, calabresa e margherita, ofereça opções mais elaboradas, com ingredientes diferentes e combinações inusitadas.

    Você também pode oferecer outros pratos além de pizzas, como massas, saladas, petiscos e sobremesas, para atender a todos os gostos.

    Assim, você consegue satisfazer um maior número de clientes e aumentar o ticket médio das vendas.

  12. 12. Invista na qualidade dos ingredientes

    A qualidade dos ingredientes é fundamental para o sabor final da pizza.

    Por isso, é importante investir em ingredientes frescos e de alta qualidade, como queijos importados, tomates italianos, azeite de oliva extra virgem e ervas frescas.

    Além disso, é importante também investir na qualidade da massa, que deve ser crocante por fora e macia por dentro.

    Se possível, produza a sua própria massa, utilizando ingredientes de qualidade e seguindo uma receita tradicional.

  13. 13. Ofereça um atendimento impecável

    15 ideias para aumentar as vendas de uma pizzaria 03 - 15 ideias e ações estratégicas de marketing para pizzarias

    O atendimento é um dos principais diferenciais de uma pizzaria de sucesso.

    Por isso, invista em treinamento para a sua equipe, para que eles possam atender os clientes de forma eficiente e cordial.

    Além disso, esteja sempre disponível para ouvir os feedbacks dos clientes e resolver possíveis problemas de forma rápida e eficiente.

    Um cliente satisfeito não apenas volta, como também recomenda o seu estabelecimento para outras pessoas.

  14. 14. Aposte em eventos temáticos

    Eventos temáticos são uma ótima forma de atrair clientes e criar um ambiente diferenciado na sua pizzaria.

    Você pode, por exemplo, promover noites italianas, com música ao vivo, danças típicas e decoração temática.

    Ou que tal uma noite de filmes, com exibição de clássicos do cinema italiano?

    Use a criatividade e crie eventos que sejam atrativos para o seu público-alvo.

  15. 15. Valorize a experiência do cliente

    Por fim, mas não menos importante, valorize a experiência do cliente em sua pizzaria.

    Crie um ambiente aconchegante e acolhedor, com uma decoração agradável e música ambiente.

    Ofereça um atendimento personalizado, conhecendo os clientes pelo nome e suas preferências.

    E não se esqueça de sempre buscar formas de surpreender positivamente os clientes, seja com um brinde especial, um desconto inesperado ou um prato novo no cardápio.

    Assim, você não apenas conquista clientes fiéis, como também se destaca da concorrência e fortalece a sua marca no mercado.

 

 

Conclusão

Montar uma pizzaria de sucesso requer planejamento, dedicação e criatividade.

É importante conhecer o mercado e o público-alvo, oferecer um produto de qualidade, investir em marketing e atendimento, e buscar sempre inovar e se diferenciar da concorrência.

Com as dicas apresentadas neste artigo, você tem tudo o que precisa para abrir e gerenciar uma pizzaria de sucesso.

Lembre-se sempre de colocar o cliente em primeiro lugar e de buscar constantemente formas de surpreendê-lo e encantá-lo.

Assim, você não apenas conquista clientes fiéis, como também constrói uma marca forte e duradoura no mercado.