Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

10 Sucos naturais e saborosos para incluir em seu cardápio

É de extrema importância que restaurantes e outros estabelecimentos do segmento ofereçam alternativas para atender as exigências desse público que é cada vez maior

O consumidor está mais atento aos produtos que estão na mesa, repensando seus hábitos alimentares e optando por bebidas saudáveis. Para comprovar isso, basta olhar os espaço para sucos e chás naturais nas gôndolas dos supermercados, o que nos faz perceber o aumento do número de adeptos a estilos de vida mais saudáveis.

Em relação as pesquisas realizadas em 2019, estima-se que 28% da população brasileira já procura por produtos orgânicos e ingere menos sal, açúcar, gordura e alimentos processados e nos últimos cinco anos, o segmento de alimentos e bebidas saudáveis no país cresceu cerca de 12,3% ao ano com previsão de crescimento de 4,4% ao ano até 2021.

Esse movimento do consumidor em busca de opções mais saudáveis se torna ainda mais claro quando nos referimos às bebidas. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo promovido pelo Ministério da Saúde, o consumo de refrigerantes caiu mais de 50% no Brasil nos últimos 10 anos.

Sendo assim, é de extrema importância que restaurantes e outros estabelecimentos do segmento ofereçam alternativas para atender as exigências desse público que é cada vez maior.

Afinal, como os números mostram, isso já não se trata mais de uma questão de nicho, mas sim de uma necessidade estratégica de mercado.

Pensando nisso, sucos naturais são uma ótima alternativa para enriquecer o cardápio, além de contarem um apelo muito especial, tanto para o consumidor quanto para o empresário.

Um dos motivos é que o Brasil é um dos países com uma das maiores biodiversidades do planeta. Temos uma variedade incrível de frutas, legumes e verduras que fornecem uma quantidade praticamente inesgotável de combinações para fazer os mais diversos tipos de sucos e atender aos mais distintos perfis de clientes e estabelecimentos.

Outro aspecto importante diz respeito aos hábitos do consumidor. Muitas pessoas não têm tempo – ou sequer vontade – de preparar os próprios sucos em casa. Comprar os insumos, descascar, bater, coar… Na correria do dia a dia, buscar opções rápidas fora de casa é a saída encontrada por muitos consumidores para não precisarem abrir mão de uma alimentação saudável.

Desse modo, trazer opções de sucos naturais para o cardápio é, além de uma opção fácil e barata, uma excelente forma de aproveitar os novos movimentos do mercado para atrair o público e melhorar as vendas.

receitas de sucos naturais 1 e1584495940778 - 10 Sucos naturais e saborosos para incluir em seu cardápio

Quais tipos de sucos naturais servir?
Sempre que possível, prefira as opções mais naturais possíveis, trazendo uma proposta diferenciada e saudável ao cardápio. Existem diferentes tipos de sucos naturais. As mais encontradas no mercado são:

  • Suco integral: feito 100% da fruta, sem água ou qualquer outro aditivo.
  • Suco orgânico: também é integral, mas utiliza somente frutas orgânicas, cultivadas sem agrotóxicos.
  • Suco de polpa: feito a partir do esmagamento da parte comestível da fruta e posteriormente porcionado e congelado.

Já que foco são opções naturais e saudáveis, alternativas como os sucos de caixinha e em lata não são muito recomendadas, uma vez que trata-se de produtos industrializados e com valor nutricional bastante reduzido.

Por exemplo: o néctar, muito consumido por seu baixo custo, possui, aproximadamente, 40% de suco da fruta apenas. O restante é composto por água, açúcares, corantes e conservantes. Na verdade, existem hoje no mercado opções de sucos industrializados que contêm mais açúcares do que alguns refrigerantes.

Tipos de sucos naturais: ideias refrescantes e nutritivas para ter no cardápio

Além dos clássicos que não podem faltar, como suco de laranja, maracujá e limão, é possível utilizar outras frutas não tão comuns, verduras e legumes para criar um cardápio diversificado e combinações saborosas e nutritivas.

Sendo assim, confira 10 dicas de sucos naturais e criativos para conquistar os mais diversos paladares:

1 – Abacaxi, maçã e gengibre

Ingredientes
4 rodelas de abacaxi
1 maçã em pedaços (sem semente)
Gengibre a gosto

Modo de preparo
No liquidificador, bata os ingredientes até que a mistura fique homogênea. Como a maçã é bem doce, este suco dispensa açúcares ou adoçantes.

2 – Acerola, laranja e maçã

Ingredientes
1 copo de suco de laranja
2 maçãs em pedaços (sem sementes)
8 acerolas

Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador – as acerolas podem ir com as sementes. Quando a mistura ficar uniforme, desligue, coe em uma peneira e sirva.

3 – Melancia, morango e hortelã

Ingredientes
¼ de melancia
8 morangos
Folhas de hortelã a gosto

Modo de Preparo
No liquidificador, bata todos os ingredientes até que fiquem bem misturados. Sirva com gelo para um resultado mais refrescante.

4 – Limão com erva-doce

Ingredientes
1 litro de chá de erva-doce
1 xícara (chá) de suco de limão
Açúcar a gosto

Modo de Preparo
Em uma jarra, misture os ingredientes e leve à geladeira. A dica é deixar o suco bem gelado para servir.

5 – Uva com manjericão

Ingredientes
1 polpa de uva
2 xícaras (chá) de água
Manjericão a gosto

Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva bem gelado. Caso queira uma apresentação mais agradável, pode decorar com folhas de manjericão.

6 – Maracujá, abacaxi, hortelã e limão

Ingredientes
1 xícara (chá) de polpa de maracujá
2 rodelas de abacaxi
1 xícara (chá) de suco de limão
Hortelã a gosto

Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Coe o suco, adoce e sirva bem gelado.

7 – Morango com água de coco

Ingredientes
8 morangos
2 xícaras (chá) de água de coco

Modo de Preparo
Bata os ingredientes e adoce como você preferir. A presença da água de coco torna essa bebida perfeita para o verão, já que é muito hidratante.

8 – Cenoura, laranja e gengibre

Ingredientes
2 xícaras (chá) de suco de laranja
1 cenoura pequena
Gengibre a gosto

Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce, se preferir, e sirva com cubos de gelo.

9 – Abacaxi, hortelã e gengibre

Ingredientes
½ abacaxi
5 folhas de hortelã
2 fatias de gengibre
500ml de água

Modo de Preparo
Descasque o abacaxi e corte-o em cubos. Leve ao liquidificador com os outros ingredientes e bata até ficar homogêneo. Sirva com bastante gelo.

10 – Pink lemonade

Ingredientes
2 limões sicilianos
2 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de groselha
Gelo a gosto

Modo de Preparo
Esprema bem os limões para retirar o suco e adicione-os em uma jarra com o restante dos ingredientes. Misture bem e sirva gelado.

Importante: não é necessário adoçar nenhuma das receitas. Porém, se preferir, opte por alternativas mais saudáveis ao açúcar branco, como açúcar mascavo ou demerara, melado de cana ou adoçantes naturais, como estévia e xilitol.

Importante aliado de uma alimentação saudável, as frutas são ricas em vitaminas e minerais, que podem melhorar a saúde do corpo. Para quem não está acostumado a ingeri-las, preparar um bom suco é uma forma de tornar a alimentação mais rotineira

friends holding fresh juice bottles in park scaled - 10 Sucos naturais e saborosos para incluir em seu cardápio

Extra!
Não adianta adicionar um monte de opções saudáveis e naturais no cardápio e não divulgá-las ao público.

Para isso, é importante pensar em ideias de promoções e ações que envolvam esses produtos, fazendo com que os clientes fiquem por dentro das novidades e criando interações que os estimulem a frequentar o seu estabelecimento, como sorteios, brindes e ofertas especiais.

Leia Também: 10 Receitas de Coquetéis sem álcool

Para ficar por dentro das nossas novidades e ter acesso a mais conteúdos como esse, não deixe de seguir a Loja Brazil nas Redes Sociais.