Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Essenciais na cozinha: 6 dicas para a montagem da sua cozinha industrial

6 dicas que vão lhe auxiliar na escolha dos equipamentos para sua cozinha industrial

A função de uma cozinha industrial é preparar os alimentos de forma rápida e dinâmica, por isso, o ambiente desta deve proporcionar que as refeições sejam elaboradas de forma a se produzir com higiene, funcionalidade, qualidade e produtividade.

A cozinha industrial é um local de produção, por isso também se faz necessário que haja uma observação dos fluxos de trabalho que serão realizados no espaço. Deve-se considerar que as atividades sejam realizadas de forma rápida, que os funcionários não fiquem o tempo todo em um mesmo local, o lixo não fique próximo ao preparo das refeições dos clientes e os fornos e fogões não estejam próximos aos refrigeradores.

Quando se pensa em equipamentos para cozinha industrial podemos entender como qualquer equipamento que será utilizado em escala industrial; ou seja, que vai ter uma grande rotatividade de uso, além de ser útil para grandes quantidades.

A busca por tais equipamentos exige muita pesquisa e é preciso entender quais as suas reais necessidades, para então, investir em algo que realmente faça bem à sua empresa.

A definição correta de um equipamento ou conjunto de equipamentos para a cozinha industrial leva em consideração o espaço disponível, o tipo de serviço, cardápio, pessoas a serem atendidas em um determinado período de tempo, as normas da vigilância sanitária, o fluxo de trabalho, a frequência de entrega dos alimentos pelos fornecedores, o local de estocagem e o capital para investimento disponível.

Algumas dicas:

Novos ou usados?

Evite adquirir equipamentos usados pois, além de terem preços próximos aos novos, podem atrapalhar na preparação dos alimentos devido ao seu uso anterior. Procure sempre comprar em lojas confiáveis que tenham um bom atendimento e que estejam disponíveis na hora de tirar suas dúvidas.

Escolha do fabricante

Na hora de escolher o fabricante recomenda-se que seja verificado se a empresa possui certificados como ISO, ANVISA, INMETRO, NR-12, CREA e se tem um histórico de produtos de boa qualidade.

Material das bancadas e maquinário

O recomendado é que a cozinha e o maquinário sejam de aço inox. Isso porque este material tem uma maior durabilidade e é bem mais fácil de limpar. (Leia o artigo Benefícios do Aço Inoxidável)

Geladeiras e refrigeradores

Para facilitar no momento de localização dos ingredientes, o ideal é que as geladeiras tenham portas de vidro transparente. Ideal também que tenham pés com rodinhas para facilitar a locomoção e limpeza.

Panelas

As panelas de aço inox mais aconselhadas são as que possuem o fundo triplo (Aço/Alumínio/Aço), adequado para todas as fontes de calor (incluindo fogões de indução), mantendo uma melhor qualidade nos alimentos. Já as frigideiras, comumente em alumínio e ferro fundido.

Fogões e fornos

Ideal que tenham base de aço inox e grelhas de ferro fundido e que trabalhem em baixa pressão, com válvula reguladora de pressão para G.L.P. Funcionamento deve ser de acordo com as normas de segurança da A.B.N.T.

Importante!

Antes de projetar sua cozinha lembre de pensar bem em seu funcionamento e quais as necessidades e vantagens que a produção exige. Lembre-se também de estar atento e de acordo com os padrões da Vigilância Sanitária.
Para os empreendedores do ramo gastronômico que já possuem um espaço ou que trabalham em casa e querem montar sua cozinha industrial a dica mais importante é sempre investir em equipamentos de ótima qualidade. Acertar nas escolhas logo no início proporciona um alicerce seguro para seu sucesso futuro.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre o assunto?

Fique à vontade para deixar seu comentário ou sugestão.

Até a próxima! =D