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7 dicas de marketing para seu restaurante decolar

7 Dicas de marketing para restaurantes

7 Dicas de marketing para restaurantes

De que adianta seu restaurante ter bons pratos, bom atendimento e boa localização se ninguém sabe disso?

Listamos 7 dicas de marketing para gestores de restaurantes aplicarem em seu cotidiano, transformando clientes esporádicos em clientes fiéis e com recomendações positivas.

Defina qual seu diferencial de mercado

Antes de tomar qualquer iniciativa, descubra qual é o seu diferencial. O que torna seu estabelecimento diferente dos demais? Lembre-se que “boa comida”, “bom atendimento”, “sem atrasos” não são diferenciais; não passam de obrigações da sua empresa. Procure algum elemento que faça com que seus clientes pensem em seu restaurante como primeira opção quando pensarem em alimentação fora do lar.

Treine seus funcionários para que sejam embaixadores da sua marca

Dedique tempo e treinamento para que seus funcionários conheçam a empresa, o funcionamento do restaurante, os pratos…assim tornar-se-ão mais confiantes e dedicados. Seu time de funcionários é a cara de seu estabelecimento. Capacite-os e encoraje-os a serem os embaixadores da sua marca.

Defina claramente qual seu público alvo

Defina exatamente qual público seu estabelecimento pretende atingir e dedique-se de corpo e alma a ele. Lembre-se que seu restaurante deve ter uma identidade, um estilo próprio e um cardápio coerente. Tentar agradar todos os paladares só vai gerar perda de alimentos, confusão na cozinha, enlouquecer seu garçom e desagradar seus clientes.

Fuja da impessoalidade

Tratamento personalizado é algo que costuma agradar, e muito, os clientes cotidianos da casa. Aproximar-se do cliente, de forma respeitosa e não invasiva, é uma ótima maneira de fidelizá-lo.

Eleja seu “boi piranha”

É um prato que atrai os clientes, vendido com baixa margem de lucro ou até mesmo com prejuízo, mas que acabará levando-os a consumir outras coisas que vão aumentar o ticket médio.

Invista em novidades e divulgue-as

Sua empresa precisa se renovar para continuar relevante na cabeça dos seus clientes. Mudanças no cardápio, preços, layout do estabelecimento, novos serviços, etc. Inove e divulgue aos seus clientes através dos garçons, embalagens de talheres e guardanapos, avisos no cardápio ou avisos dentro do próprio restaurante; são boas e baratas opções de divulgação.

Utilize as redes sociais como instrumentos de avaliação e indicação

As redes sociais funcionam como um bom marketing boca a boca. Incentive que seu cliente faça avaliações e recomendações em sites e aplicativos.

Tais opções também são válidas para divulgação de promoções. Mas tenha constante monitoramento de tais avaliações, pois o marketing também pode ser negativo caso seu cliente saia de seu estabelecimento frustrado.

Caso isso aconteça, dê pronto atendimento ao seu cliente, explique-se sobre o ocorrido e sugira que ele retorne à casa para que você tenha a chance de reconquistá-lo.

Tenha sempre em mente que você não vende apenas pratos, você vende atendimento, local, produtos, recomendações e principalmente as sensações que a experiência em seu restaurante causa nas pessoas.

Todo empreendedor que deseja que seu restaurante atraia e fidelize os clientes precisa sair da sua zona de conforto e ir em busca de elementos inovadores para agregar valor ao seu negócio.
Um estabelecimento comercial que queria realmente ser um sucesso no local onde está inserido precisa apresentar muito mais do que bons pratos aos clientes.

Sendo assim, não basta inovar apenas uma vez. É preciso desenvolver constantemente novas ações para aguçar e manter a expectativa do cliente.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/