Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Quais as vantagens do aço inox para cozinhas industriais?

A escolha do aço inox para cozinhas industriais não se dá à toa. Afinal, trata-se de um material que oferece as melhores condições de trabalho a um ambiente que exige tantos cuidados!

Já comentamos aqui no blog sobre o que é necessário para montar uma cozinha industrial bem estruturada no seu estabelecimento comercial.

Nesse sentido, se prestarmos atenção, podemos perceber que há um elemento em comum em praticamente toda cozinha profissional, presente desde os menores utensílios aos maiores equipamentos: é o aço inox.

Versátil, leve, fácil de limpar… Motivos não faltam para entender essa escolha. Por isso, vamos nos aprofundar um pouco mais nas principais vantagens do aço inox e compreender o que torna esse material tão especial.

Qual o diferencial do aço inox para cozinhas industriais?

A escolha do aço inox para cozinhas industriais não se dá à toa. Afinal, trata-se de um material que oferece as melhores condições de trabalho a um ambiente que exige tantos cuidados e que possui tantas preocupações com higiene e qualidade.

As principais vantagens do aço inox são:

Higiene e limpeza

Uma cozinha industrial deve seguir uma série de boas práticas de higiene para garantir a salubridade do ambiente e, principalmente, dos alimentos que serão manipulados e servidos ao consumidor final.

Nesse sentido, o aço inox é altamente indicado para espaços que necessitam de fácil higienização e cuidados específicos com assepsia. Além de ser simples de limpar, o aço inox não cria ranhuras ou rachaduras que podem servir para a proliferação de microorganismos nocivos à saúde.

Por esses motivos, ele é vastamente utilizado em diversos setores, como em peças e equipamentos da indústria química, no mobiliário de hospitais e laboratórios, no acabamento de projetos arquitetônicos e, claro, na indústria alimentícia.

Durabilidade e resistência

Quando o assunto é resistência e durabilidade, o aço inox é praticamente imbatível: resistente a impactos e choques térmicos, não pega cheiro, não mancha e não cria micro ranhuras que podem acumular sujeira e microorganismos.

Além disso, como o próprio nome já diz, trata-se um material imune à corrosão, possuindo uma película protetora que mantém suas propriedades mesmo quando exposto às mais diversas condições – desde que corretamente conservado.

Toda essa resistência a fatores que, normalmente, comprometeriam outros materiais (seja o vidro que quebra com choque térmico ou plástico que mancha com facilidade, por exemplo) faz com que o aço inox um investimento com ótima relação custo-benefício. Para se ter uma ideia, se bem conservados, alguns equipamentos pode durar até 30 anos!

Produtos sob medida

A versatilidade é outro ponto forte do aço inox. Afinal, seja em cozinhas, hospitais ou laboratórios, espaços profissionais possuem diferentes layouts e projetos, e é necessário atender as especificidades de cada um deles.

Um cozinha industrial, por exemplo, pode adotar diferentes configurações para o ambiente, de acordo com o fluxo de pessoas, a demanda de trabalho, a proposta do restaurante e, claro, o espaço que existe à disposição.

Para entendermos melhor, é importante conhecer os principais modelos de projetos de cozinha industrial. São eles:

  • Linha Única: uma única bancada, com área de preparo, cuba e espaço de armazenamento em uma peça só. Ideal para cozinhas pequenas.

  • Linha Paralela: duas bancadas dispostas lado a lado, proporcionando mais eficiência, especialmente para cozinhas médias.

  • Formato L: projeto altamente flexível e adaptável, agilizando o fluxo de trabalho, principalmente para quando a equipe estiver reduzida.

  • Formato U: apesar de ser adotado em cozinhas maiores, pode ser adaptado para ambientes de qualquer tamanho, oferecendo bastante espaço para armazenamento e permitindo grande fluxo de trabalho.

  • Ilha: ideal para estabelecimentos com alto fluxo de trabalho e pessoas, como lanchonetes fast-food.

  • Formato G: nada mais é que a combinação da Ilha com o formato U. É recomendado para locais que possuem alto fluxo de pessoas e necessitam de muito espaço para armazenamento.

Independentemente da proposta do projeto e o espaço que você tem à disposição para a sua cozinha industrial, o aço inox pode ser facilmente aplicável, pois pode ser feito sob medida, aliando todas as vantagens que citamos acima com a otimização do espaço de trabalho.

De fato, poucos materiais disponíveis hoje conseguem unir essas características, que, no final das contas, são muito importantes na hora de montar uma cozinha industrial de qualidade e atenta às normas de higiene e saúde.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Para ter acesso mais conteúdos exclusivos e ficar por dentro das nossas novidades, curta a Loja Brazil no Facebook!