Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Como anunciar no Google gratuitamente e atrair mais clientes?

Estar presente no mundo virtual é fundamental para fazer com que seu negócio se destaque e atraia mais clientes! Saiba como!

Estar presente no mundo virtual é fundamental para fazer com que seu negócio se destaque e atraia mais clientes.

Afinal, em tempos em que as pessoas passam praticamente 100% do tempo conectadas, é inconcebível que ainda haja empresas que não estejam online.

Para se aproximar e conquistar o público, no entanto, é necessário mais do que simplesmente ter um site ou um perfil em uma rede social qualquer.

É preciso saber utilizar as ferramentas que existem à sua disposição para divulgar o seu negócio e alcançar um número cada vez maior de pessoas.

Nesse sentido, pense: se você tem um negócio de pequeno ou médio porte, imagine a importância de aparecer entre os primeiros resultados de uma pesquisa feita no Google ou entre os estabelecimentos procurados em determinada região no Google Maps.

Seria ótimo, não?

De fato, essas duas plataformas são as principais portas de entrada e o melhor caminho para um primeiro contato entre o público e a sua empresa, e existem duas formas para conquistar esse espaço de destaque: por meio de anúncios pagos ou através de estratégias que melhorem – gratuitamente – o posicionamento da sua empresa nesses canais.  

Embora as opções pagas sejam bastante efetivas, a realidade é que nem todo negócio consegue encaixar esses custos no seu orçamento.

Sendo assim, conhecer as melhores formas de como anunciar gratuitamente no Google é uma vantagem estratégica importante e que pode ajudar a sua empresa a crescer e a vender cada vez mais.

Sem mais delongas, vamos a elas:

Google Meu Negócio

Trata-se de uma plataforma que reúne diversas ferramentas e possibilita que empreendedores divulguem seus negócios de forma gratuita e orgânica no Google.

Ao cadastrar sua empresa, ela passará a ser exibida tanto na página de resultados do Google, quanto nas informações do Google Maps e também na área de destaque da rede social Google+.

Dentre as principais funcionalidades do Google Meu Negócio está a possibilidade de incluir informações que são extremamente úteis para um primeiro contato com pessoas que pesquisam especificamente pelo seu negócio ou por empresas como a sua, como localização, informações para contato, site, horários de funcionamento e de maior movimentação, além de fotos, comentários e avaliações de outros clientes.

A plataforma também oferece acesso a uma série de estatísticas importantes, como número de cliques, visualizações e seguidores, que podem te ajudar na criação e avaliação de estratégias,

Para se cadastrar no Google Meu Negócio, é simples:

  1. Acesse a página do Google Meu Negócio e clique no botão ‘começar agora’.

  2. Faça login com a sua conta Google, a mesma que você utiliza para acessar o Gmail.

  3. Preencha todos os dados referentes à sua empresa e confirme a autorização para gerenciar o perfil.

  4. Ao final desse processo, um código de confirmação será enviado por correio ao endereço cadastrado.

  5. Ao recebê-lo, acesse seu perfil e clique no botão ‘confirmar agora’ que aparecerá no seu painel.

  6. Adicione informações complementares, coloque fotos do estabelecimento e conclua seu cadastro.

Não se esqueça de manter todas as informações sempre atualizadas e, sempre que possível, responder a todas as perguntas e interações feitas pelos clientes.

Google+

Outra maneira de anunciar gratuitamente no Google é através da criação de um perfil na rede social Google+.

Como todas as ferramentas do Google funcionam de forma integrada, manter um perfil empresarial ativo nessa rede é uma excelente forma de dar mais relevância para o seu negócio em outros ambientes, como a página de resultados de pesquisa e o próprio Google Maps, além de colocá-lo em contato com um público diferente do encontrado em outras redes sociais.

Seu funcionamento é simples e muito semelhante ao Facebook:

  1. Acesse o página do Google+ e faça login utilizando sua conta Google

  2. No menu à esquerda, acesse a opção ‘páginas’ e clique em ‘obter página’.

  3. Escolha a categoria em que se encaixa seu negócio, preencha os dados requisitados e prossiga.

  4. Adicione fotos de perfil e capa, acrescente informações sobre sua empresa e insira as formas de contato antes de finalizar.

Lembre-se de manter-se ativo na rede social, compartilhando conteúdos e informações relevantes para o seu público.

SEO – Search Engine Optimization

Uma das principais formas de publicidade online é fazer com que seu negócio apareça bem posicionado entre os resultados de uma pesquisa no Google.

Para isso, é necessário investir no chamado marketing de busca, que visa conseguir a maior exposição possível na página de respostas do Google e de outros grandes buscadores, fazendo com que seu negócio apareça já entre os primeiros sites listados.

Para entender importância disso, pense: quantas vezes você sequer conferiu os resultados de uma pesquisa além da página 1? É raro, não é mesmo?

Nesse cenário, a ideia é simples: quanto mais bem ranqueado estiver o site da sua empresa, maiores são as chances de o usuário que realizou a pesquisa clicar nele.

Sendo assim, existem duas maneiras para conseguir isso: por meio de anúncios pagos, que são as primeiras páginas que aparecem quando realizamos uma busca no Google, ou através de resultados orgânicos, forma gratuita de anúncio e em que iremos focar.

Funciona da seguinte maneira: os resultados de uma pesquisa no Google não aparecem de forma randômica.

Pelo contrário: os sites são ranqueados de forma qualitativa, através da análise do conteúdo que apresentam em suas páginas.

Para conseguir um bom posicionamento e, consequentemente, expor-se gratuitamente entre os primeiros resultados do Google, é necessário aplicar as chamadas técnicas de SEO (do inglês, Search Engine Optimization), que nada mais são do que um conjunto de boas práticas para a otimização de sites com o objetivo posicioná-los melhor nas ferramentas de busca, como o Google ou o Bing, por exemplo.

Essas técnicas devem empregadas em diferentes estruturas do site, desde a utilização de palavras-chave e termos de pesquisa ao longo do conteúdo publicado nas páginas, até a navegabilidade e a facilidade de uso do site pelo usuário.

Apesar de existirem inúmeras formas de aplicação das técnicas de SEO – algumas inclusive de caráter bem técnico – a boa notícia é que algumas delas são de fácil compreensão e já podem fazer toda a diferença no ranqueamento do seu negócio no Google.

Para conhecê-las melhor e saber como aplicá-las, sugerimos a realização de cursos de SEO ou até mesmo a leitura de blogs e tutoriais na internet para compreender as técnicas mais simples.

Para ficar por dentro das nossas novidades e não perder mais conteúdos exclusivos, curta a Loja Brazil no Facebook. Esperamos seu like!