Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Benefícios do uso do aço inoxidável em cozinhas profissionais

Neste artigo vamos abordar as vantagens do uso do aço inoxidável em projetos para cozinhas profissionais como instrumento de garantia para a qualidade na manipulação dos alimentos.

O aço inoxidável é amplamente utilizado na criação de diversos materiais, inclusive na indústria gastronômica. Os equipamentos produzidos com essa matéria-prima, não interferem nas propriedades dos produtos nele manuseados, garantindo assim um alto padrão de qualidade.

“Aço Inox: higiene, praticidade e durabilidade para sua cozinha profissional. Planejando quais tipos de materiais usar em uma cozinha profissional? Pense na utilização do Aço Inoxidável”.

Uso do Aço Inoxidável em Cozinhas Profissionais

Está em dúvida sobre quais materiais utilizar nas mesas e bancadas de sua cozinha profissional? Neste artigo vamos abordar as vantagens do uso do aço inoxidável em projetos para cozinhas profissionais como instrumento de garantia para a qualidade na manipulação dos alimentos.

Vantagens da utilização de produtos em Aço Inoxidável:

  • Essas ligas suportam temperaturas baixas ou elevadas sem sofrer deformidades;
  • Agrega beleza para o ambiente com aparência higiênica;
  • Custo x benefício;
  • Resistência mecânica considerável;
  • Fácil manutenção e limpeza, sem que acumule resíduos e umidade;
  • Material inerte: não altera sabor, aroma e nem cor dos alimentos e demais produtos processados;
  • Material menos suscetível a corrosão com o passar do tempo.

imagem blog beneficios do uso do aco inoxidavel 2 793 x 305 px - Benefícios do uso do aço inoxidável em cozinhas profissionais

Sua utilização em itens domésticos (como talheres, panelas, geladeiras e fogões) é bastante conhecida por apresentar uma superfície que dificulta o acúmulo de bactérias. Por este mesmo motivo, ele também é muito utilizado em instalações de cozinhas profissionais.

O que dizem os órgãos sanitários nacionais e internacionais?

Órgãos sanitários nacionais e internacionais indicam a utilização de materiais como o aço inoxidável por oferecer maior segurança quando em contato com o alimento, não transmitindo substâncias tóxicas, odores ou gosto, além de uma maior durabilidade e facilidade de limpeza.

De acordo com a Vigilância Sanitária, as superfícies utilizadas nas bancadas de apoio e manipulação devem ser lisas e livres de buracos, fendas ou rachaduras.

Deve-se evitar o uso da madeira e outros materiais que não possam ser adequadamente limpos e desinfetados. Também deve-se evitar o uso de determinados metais sempre que houver possibilidade do contato entre eles e os alimentos provocar a corrosão.

A escolha do material das superfícies sobre as quais se preparam os alimentos é muito importante para que esta não se torne um campo de proliferação de bactérias.

A superfície lisa do aço inoxidável impede a penetração de micro-organismos causadores de inúmeras doenças adquiridas por ingestão de alimentos contaminados durante seu processo de produção e distribuição.

Além disso, a utilização de mesas e bancadas em aço inoxidável reduz os índices de quebra de louças e danos de utensílios em geral. Diferente das peças em mármore ou granito, as chapas de aço inoxidável têm capacidade de absorção de choques e impactos instantâneos por sua maior elasticidade.

Qual o tamanho ideal da bancada de aço inoxidável?

Seguindo algumas normas da Vigilância Sanitária, para as mesas e bancadas de manipulação, o ideal é que sejam construídas:

  • Em chapa de aço inoxidável;
  • Acabamento polido fosco;
  • Largura de 70cm e altura entre 80 e 90cm;
  • Também devem ter as pernas em aço inoxidável e de forma tubular, para que sejam eliminados os cantos nos quais pode haver acúmulo de sujeira.

imagem blog beneficios do uso do aco inoxidavel 1793 x 305 px - Benefícios do uso do aço inoxidável em cozinhas profissionais

A solução

Dessa forma, o uso do aço inoxidável nos projetos de cozinhas profissionais se apresenta, não só como uma solução para o cumprimento das normas sanitárias, mas também contribui com a necessidade de equipamentos mais duráveis e de fácil manuseio e conservação.

Além de ser ecologicamente correto, reciclável, higiênico e visualmente atraente, todas essas propriedades significam que é o material ideal para o uso de equipamentos a longo prazo.

Ao considerar os custos iniciais, o aço inoxidável nem sempre é o material mais barato. No entanto, a durabilidade e facilidade de manutenção excede o custo de aquisição. Portanto, é a opção mais viável na comparação de custos do ciclo de vida.

Referência no comércio eletrônico do segmento de Equipamentos Comerciais e Industriais, a Loja Brazil oferece as melhores opções em Aço Inox, visite nosso site e saiba mais, clicando no botão abaixo. Acompanhe-nos nas redes sociais e assine agora, nossa newsletter!

Site Loja Brazil