Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Conheça as características do Aço inox 201 e acabe com as dúvidas!

Entenda o que é o Aço inox 201, suas variações, classificações e tire todas as suas dúvidas neste artigo!

Aço inox é um dos materiais mais utilizados pela indústria atualmente. Seja no ramo da construção civil, na fabricação de automóveis ou para a produção de utensílios de cozinha, o aço inoxidável tem como pontos fortes sua versatilidade e alta resistência à corrosão.

Feito a partir de uma liga de ferro, carbono e cromo em diferentes concentrações, o aço inox possui inúmeras variações e classificações que mudam de acordo com sua composição, cada uma delas destinada à fabricação de diferentes itens para os mais variados setores produtivos.

Nesse contexto, o Aço Inox 201 é uma das variações mais versáteis dessa liga, permitindo uma série de diferentes aplicações – entre elas, a produção de utensílios de cozinha e equipamentos para gastronomia.

Há, porém, muitas dúvidas em relação ao Aço Inox 201 e suas características, especialmente no que diz respeito à sua qualidade, resistência e durabilidade quando comparado a outras ligas disponíveis no mercado.

Sendo assim, vamos tentar solucionar de uma vez por todas essas questões. Vamos lá?

Por que optar pela utilização do aço inox?

A grande vantagem das inúmeras aplicações do aço inox podem ser resumidas em uma palavra: segurança.

Como comentamos, esse material é utilizado nos mais diversos setores, sendo especialmente importante naqueles em que higiene é um aspecto fundamental, como nas diferentes áreas da saúde e também na gastronomia.

No que diz respeito ao ramo de alimentos e bebidas, o aço inoxidável desempenha papel de extrema importância para a segurança alimentar. Isso se deve principalmente às suas propriedades, entre elas a resistência a impactos e à corrosão e a facilidade de limpeza dos equipamentos e utensílios produzidos com esse material.

Na preparação e no serviço de alimentos, o aço inox é sinônimo de segurança, pois não reage à grande maioria dos compostos liberados por alimentos, incluindo aditivos químicos, acidez ou alcalinidade elevada. Além disso, não causa alterações de sabor, odor e coloração.

Por sua resistência mecânica, seja a impactos ou alterações de temperatura, não quebra, não racha e normalmente não cria microfissuras, o que facilita a higienização e evita a possibilidade do surgimento e acúmulo de bactérias que podem levar a contaminações e infecções.

Por fim, sua capacidade de resistir à corrosão o tornam o material ideal para garantir segurança e higiene apropriadas, além de economia aos estabelecimentos que o utilizam, uma vez que diminui a necessidade de trocas e reposições.

Características gerais sobre o aço inox 201

O aço inox é uma liga composta, basicamente, de ferro e carbono. Para que seja considerado inoxidável, porém, é necessária a adição de um terceiro componente: o cromo, em uma concentração mínima de 10,5%.

Outros elementos podem compor a liga que formará o aço inox, variando de acordo com o produto que será fabricado. O mais importante desses componentes é o níquel, um dos metais responsáveis por tornar o material mais ou menos resistente à corrosão.

O Aço Inox 201 traz na sua composição, além do níquel, o manganês, metal utilizado para reduzir o custo final do produto. Essa combinação faz do 201 um aço versátil e extremamente forte, a um ponto em que é difícil utilizá-lo para criar formas diferentes ou soldá-lo, por exemplo. Por outro lado, essa resistência permite que seja utilizado em espessuras muito finas, inferiores a 1mm.

Apesar do custo reduzido quando comparado a outras variações populares, como o Aço Inox 304, vale destacar que o 201 apresenta menor resistência à corrosão, devendo ser empregado apenas onde a exposição a elementos ou substâncias corrosivas seja reduzida.

Qual a maneira correta de limpar aço inox 201?

Apesar do nome “inoxidável”, o aço inox pode sim enferrujar, especialmente quando exposto a substâncias altamente corrosivas, como cloro ou outros produtos de limpeza fortes – e até mesmo regiões com muita maresia. Além disso, mesmo sendo uma liga resistente, é importante saber conservar a camada protetora que a recobre.

Sendo assim, alguns cuidados são necessários na hora de higienizar utensílios e equipamentos de aço inox.

Em relação aos produtos e materiais de limpeza, os mais indicados para o aço inox 201 são detergentes neutros, água morna, panos de microfibra ou o lado amarelo das esponjas.

O passo a passo para a higienização é simples:

  • Comece retirando detritos que estejam sobre a superfície;

  • Em seguida, molhe com água morna e misture com detergente;

  • Espalhe com um pano macio ou esponja, fazendo movimentos firmes e não circulares, até cobrir toda a área que será limpa;

  • Por fim, enxague e seque com um pano macio, limpo e com bom poder de absorção.

Para sujeiras mais pesadas, você pode utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio e álcool de uso doméstico. Caso os resíduos estejam muito aderidos à superfície, deixe-a imersa na mistura água morna e detergente por alguns minutos, até que os detritos amoleçam.

Qual a durabilidade do aço inox 201?

Como comentamos, o Aço Inox 201 é mais suscetível à corrosão do que outras variações da liga. Porém, por apresentar uma densidade mais baixa, o modelo 201 é mais resistente mecanicamente, o que dificulta que haja qualquer tipo de dano e faz com que ele apresente uma durabilidade até 10% superior quando comparado ao Aço Inox 304.

Gostou? Para ficar por dentro das nossas novidades e ter acessos a mais conteúdos como esse, curta a página da Loja Brazil no Facebook!