Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Cardápio para buffet de casamento: dicas para definir o seu!

Montar o cardápio de um buffet de casamento condizente com o estilo da festa é um grande desafio. Por isso, preparamos algumas dicas para lhe ajudar!

Em busca de novas opções que se adequem melhor ao estilo e ao gosto dos noivos, hoje podemos encontrar uma grande variedade de estilos de festas de casamento.

Do tradicional jantar formal, passando pelo almoço a até mesmo um despojado brunch, a maneira como a comida será servida na festa vai depender dessa primeira escolha do casal.

Por ser uma opção mais abrangente, independente do horário e do estilo, o buffet costuma ser o formato escolhido na maioria das vezes.

Afinal, em um casamento, devemos considerar que teremos convidados de diferentes idades e gostos, e todos devem ser atendidos.

Por isso, é importante saber como montar uma boa opção de cardápio que atenda todos os tipos de casamento e agrade a todos os convidados. E o buffet é a melhor alternativa.

Definindo o cardápio para o buffet sem erro

Independentemente do horário, o buffet de casamento segue uma estrutura básica.

O importante aqui é que a gastronomia seja meticulosamente pensada de modo que seja prática, confortável e condizente com o estilo da festa.

As principais etapas são:

Coquetel

Coquetel

É o momento que antecede o jantar.

Geralmente, são servidos canapés, entradas e finger foods, tanto quentes quanto frios. A ideia é recepcionar os convidados, por isso prefira opções leves e não muito condimentadas.

Isso não significa que tenham que ser pratos simples. O coquetel talvez seja a etapa mais aberta para preparações e combinações diferentes.

De uma bela mesa de frios a canapés agridoces, a escolha depende da imaginação e sofisticação pretendida pelos noivos.

Prato Principal

Prato Principal

Aqui, é importante ser abrangente e criar um cardápio de buffet que atenda todos os convidados do casamento.

Isso, porém, não significa trazer dezenas de pratos ou comida em excesso. O foco deve ser uma combinação de pratos versáteis e opções mais tradicionais.

Pensando nisso, risotos e massas não podem faltar, pois são excelentes opções tanto para pratos vegetarianos quanto para preparos mais clássicos.

Não se esqueça de oferecer um tipo de carne vermelha, uma ave e/ou um peixe, compreendendo grande parte dos diferentes paladares.

Opções como estrogonofe, lombo recheado e salmão grelhado com alcaparras e cogumelos são sucesso garantido.

Acompanhamentos também não podem faltar.

Sirva pratos como saladas mais elaboradas com frutas e queijo, pratos com legumes e verduras, além preparações como purê de batatas e arroz – que pode ser à grega, com batata-palha ou passas e legumes, por exemplo.

Vale ainda destacar que festas realizadas durante o dia podem oferecer opções mais despojadas e diferentes, fugindo do clássico que todos conhecemos.

Um almoço ao ar livre pode trazer um belo churrasco, guarnecido de arroz branco, farofa e vinagrete, por exemplo.

Já um brunch, em que a refeição é servida antes do meio-dia, tende a ser mais descontraído e informal. Aqui, muitas opções de frutas, panquecas, croissants, bolos e pães variados são uma ótima pedida.

Sobremesa

Sobremesa

Seguindo a mesma linha dos pratos principais, o cardápio do buffet de casamento deve trazer sobremesas variadas e versáteis, buscando agradar o maior número de pessoas possível.

Sendo assim, uma opção com chocolate é quase unânime e sempre uma escolha certeira.

Não esqueça que, além dos preparos do buffet, também serão servidos docinhos e, claro, o bolo. Por isso, deve-se também pensar em opções mais leves e menos doces.

Nesse sentido, sobremesas com frutas e com diferentes tipos de nozes são ótimas escolhas, além de serem bonitas de apresentar e diferentes ao paladar.

Uma dica legal na hora de definir o cardápio de festas de casamento é também se basear nas estações do ano.

Em regiões em que faz frio no inverno, pratos mais robustos são bem vindos, bem como opções de sopas e caldos e, claro, um bom vinho tinto.

Em lugares e dias mais quentes, prefira opções mais leves, com bastantes saladas e pratos com peixes e frutos do mar frescos, como ceviches e peixes grelhados.

Não se esqueça de drinks refrescantes e bebidas bem geladas.

Pense também no local em que será realizado o casamento.

Se for na praia, frutos do mar harmonizados com vinhos brancos e espumantes podem ser uma boa opção.

No campo, carnes e preparações tradicionais, como feijão tropeiro e farofa, combinam bastante com o clima interiorano.

Para realizar um evento importante como esse e auxiliar na entrega de um bom serviço, é preciso contar com utensílios de qualidade que atendam a todas essas necessidades e garantam o sucesso das operações.

A Loja Brazil oferece uma linha completa de réchauds e cubas gastronômicas ideais para o seu evento.

Confira!