Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Como montar um cardápio de café da manhã para eventos?

Em um mercado altamente competitivo, restaurantes, empresas especializadas e personal chefs devem estar preparados para atender eventos de diferentes tipos e portes!

Em um mercado altamente competitivo, restaurantes, empresas especializadas e personal chefs devem estar preparados para atender eventos de diferentes tipos e portes.

Para isso, é essencial contar com alternativas de cardápios para todas as ocasiões, de cafés da manhã informais a coquetéis de gala, tendo em mãos uma gama de opções que possa ser apresentada ao cliente na hora de fechar o contrato de serviço.

Como definir um cardápio

Cada tipo de evento pede um estilo diferente de gastronomia, alimentos que combinem com a ocasião.

Ao montar um cardápio de café da manhã para eventos, é importante levar isso em consideração, criando opções diversas de menu que atendam aos diferentes fatores envolvidos na organização.

Pensando nisso, os principais itens que devem ser observados na elaboração do cardápio são:

Tipo de evento

O primeiro aspecto para decidir os pratos mais adequados é o tipo do evento e qual a sua finalidade.

Afinal, a variedade de preparos servidos em uma confraternização de final de ano não é a mesma que será oferecida aos convidados em uma festa de premiação ou em uma reunião de líderes, por exemplo.

Sendo assim, é importante conhecer o evento que será realizado, para, assim, criar um cardápio que atenda às especificidades de cada ocasião.

Horário e duração

O horário e a duração do evento também influenciam diretamente na composição do cardápio.

Eventos que começam logo cedo, por exemplo, pedem um menu mais robusto, que ofereça aos convidados um bom café da manhã, com opções capazes de saciá-los até a hora do almoço.

Caso a ocasião esteja prevista para acabar somente no meio da tarde, por exemplo, é importante oferecer opções para um brunch ou até mesmo um almoço completo.

Clima

Seja qual for o evento, as condições climáticas são outro fator a ser considerado.

Reuniões e encontros realizados em dias mais quentes devem contar com opções leves e refrescantes, apostando em uma boa variedade de saladas, frutas e bebidas geladas.

Por outro lado, para eventos realizados em dias mais frios, o ideal é oferecer um menu com pratos quentes, como caldos, sopas, carnes e massas com molhos mais encorpados.

Faixa etária

Outro ponto fundamental para montar um cardápio de café da manhã para eventos é o público que será atendido.

Para encontros e confraternizações de empresas com muitos jovens, como é o caso da maioria das startups, por exemplo, é possível investir em opções mais despojadas e informais.

Nesse caso, finger foods e comidinhas típicas de outros países são uma boa pedida.

Já para eventos em que o público é composto por pessoas mais velhas, como premiações e encontros de líderes, é importante ofertar um menu mais requintado e confortável, prestando atenção para evitar pratos com alto teor de gordura e sal.

Infraestrutura

Cada local oferece uma estrutura diferente para quem vai preparar e servir os preparos.

Nesse sentido, é fundamental conhecer o espaço em que será realizado o evento e averiguar as condições do local para armazenagem e preparação dos alimentos.

Espaços menores ou com menos estrutura exigem foco na praticidade, com opções mais simples e que não demandem muito preparo.

Sugestões para cardápio de café da manhã para eventos

Levando em consideração os itens que citamos anteriormente, existem diversas opções de cardápios de café da manhã para eventos. As principais são:

Econômico

É o cardápio ideal para eventos mais simples e com menos pessoas, como reuniões de equipe ou workshops que aconteçam em um único período.

A ideia é oferecer um cardápio enxuto, mas com opções que agradem a maior parte das pessoas.

Pão francês, pães de queijo, broas e bolos são opções quase unânimes. Frutas e sucos também não podem ficar de fora, bem como leite, chás e, claro, café.

A dica aqui é caprichar na apresentação e na decoração das mesas, demonstrando cuidado e esmero na recepção dos convidados,

Saudável

Este é um menu bem versátil e pode atender diferentes tipos de ocasiões.

Além de ser perfeito para eventos de empresas ligadas à área da saúde ou de produtos fitness, um cardápio focado em opções saudáveis podem ser utilizado para atender a demanda cada vez maior de pessoas que buscam uma alimentação mais equilibrada.

Nesse sentido, as frutas devem ser protagonistas e deve-se evitar a todo custo opções industrializadas, como sucos de caixinha e cereais de grandes marcas.

Para manter-se condizente à proposta, opções como granolas saudáveis, bolos e pães integrais, iogurtes desnatados e leites vegetais são ótimas alternativas.

Para adoçar as bebidas, adoçantes naturais, como estévia ou xilitol ou até mesmo o açúcar mascavo, devem substituir o açúcar branco..

Sofisticado

Alguns eventos exigem mais pompa e sofisticação.

Por isso, em ocasiões como lançamentos de produtos e premiações, o ideal é recepcionar os convidados com opções mais requintadas e bem apresentadas, acompanhadas de uma decoração à altura.

Para isso, o cardápio deve contar com um número maior de preparos, oferecendo uma mesa farta e que encha os olhos de todos os presentes.

As sugestões são diversas: pães artesanais, croissants, brioches, ciabattas, manteigas importadas e pratos com paladar mais requintado, como bolos de nozes e castanhas e biscoitos sabor laranja ou limão siciliano, por exemplo.

Para as bebidas, além de leite, um bom café e chás diversos, sucos naturais não tão convencionais, como frutas vermelhas e mirtilo, são uma boa pedida.

Para finalizar, as frutas in natura também devem estar presentes, sempre com foco em uma boa apresentação e decoração.

Além de criar uma boas opções de cardápios de café da manhã para os eventos, é de extrema importância que os profissionais responsáveis pelo preparo e serviço tenham à sua disposição todos os itens necessários para que possam realizar seu trabalho com tranquilidade.

A Loja Brazil oferece linhas completas de equipamentos para cozinhas profissionais e eventos.

Acesse nosso site e encontre tudo o que você precisa para servir o seu café da manhã!

Para ficar por dentro das nossas novidades e de outros conteúdos exclusivos, não esqueça de curtir a Loja Brazil no Facebook.