Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Cardápio para servir uma ceia de Natal completa em seu restaurante

É importante considerar manter o seu estabelecimento aberto na noite do dia 24 de dezembro. Entenda!

No Brasil, o Natal é tradicionalmente uma data familiar, em que todos se juntam à mesa para celebrar.

No entanto, seja por causa do emprego, por opção ou por simples preguiça, existem muitas pessoas que buscam restaurantes que atendam na noite de Natal, oferecendo ceias especiais para comemorar a data.

Por esse motivo, é importante considerar manter o seu estabelecimento aberto na noite do dia 24 de dezembro, aproveitando essa demanda e garantindo uma renda extra no final do ano.

Para isso, porém, é necessário caprichar no cardápio e servir uma ceia à altura de uma data tão especial.

Confira abaixo sugestões para montar um cardápio completo para a ceia de Natal do seu restaurante.

Entradas

Patês e pastinhas são uma ótima pedida para servir enquanto os clientes se reúnem e esperam para escolher as bebidas e os pratos principais.

  • Patê de atum com azeitona: um clássico que quase todo mundo gosta. Uma preparação bastante em conta e que não exige muito tempo para fazer.

  • Pasta de tomate seco com queijo de cabra: para fugir do óbvio, essa receita traz uma combinação de sabores fortes, agradando os paladares mais exigentes. Também é rápido de fazer e fica uma delícia sobre um pãozinho torrado.

  • Bruschetta de abacate com tomate: bruschettas são um coringa para qualquer ocasião. Esse preparo combina ingredientes frescos, ótimos para o Natal quente brasileiro.

Saladas

Algumas pessoas podem até não ser muito fãs de salada durante o ano, mas no Natal todo mundo gosta de se deliciar com as receitas diferentes que costumam ser servidas na ceia.

  • Salpicão de frango: não poderíamos começar com outra salada. Um dos maiores clássicos das ceias de Natal Brasil afora não pode faltar no cardápio, trazendo aquele toque de nostalgia.

  • Salada de folhas, pera, gorgonzola e nozes: uma excelente opção para trazer algo mais diferente, mas que, ao mesmo tempo, é uma combinação bastante conhecida de ingredientes. Uma salada com diferentes texturas e sabores que se complementam perfeitamente.

  • Salada de feijão fradinho e bacalhau: é sempre bom contar com um opção de salada com alguma carne diferente. Nesse caso, o bacalhau dá um toque todo especial. Colorida, nutritiva e saborosa, essa preparação também pode ser servida como prato principal para aqueles que comem menos.

  • Salada de grão de bico e pimentão: uma boa opção para veganos, essa salada reúne ingredientes super refrescantes e é muito saborosa.

Carnes

Aqui está o principal da noite. Para a maioria das pessoas, não existe ceia de Natal sem algumas opções clássicas, como peru ou pernil. Por isso, é importante caprichar nessa parte do cardápio.

  • Lombo recheado com nozes: receita que cai como uma luva também para a ceia de Réveillon. Trata-se de uma preparação com leve toque agridoce, tão típico e esperado nos pratos de Natal.

  • Pernil com farofa de banana: picante, leva três tipos de pimenta diferentes para dar um toque especial ao paladar. A combinação com a farofa levemente adocicada cria um receita perfeita para a ceia.

  • Tender com purê de maçã: outra combinação bem natalina. O tender é servido com molho de laranja para um toque agridoce e o purê de maçã complementa a receita perfeitamente.

  • Peru de Natal: clássica preparação, deve ser feita com bastante antecedência. O peru é marinado com suco de laranja e vinho branco, que deixam a carne tenra e saborosa.  

Acompanhamentos

Para arrematar o cardápio, não esqueça de oferecer variedades de acompanhamentos, como arroz e farofas.

  • Arroz com champagne e passas: virou piada na internet, mas as passas não podem deixar de marcar presença na ceia de Natal do seu restaurante. Nessa receita, o arroz cozinha diretamente no espumante, dando um sabor diferenciado ao prato.

  • Batatas e aspargos com açafrão e ervas: legumes salteados são sempre uma pedida versátil para acompanhar pratos tão diversos quanto os servidos na ceia. Além da cor, o açafrão dá muito sabor e aroma, que combinados com as ervas criam um acompanhamento certeiro para o jantar.

  • Cuscuz de abóbora, pupunha e berinjela: outro prato tradicional das noites natalinas em versão repaginada, leve e original.

Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro das nossas novidades, não esqueça de assinar a nossa Newsletter e receba tudo em primeira mão. Aproveite e deixe-nos um comentário com suas sugestões, dúvidas e ideias!