Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

O papel ficou no passado – Inove com o Cardápio Eletrônico!

O cardápio eletrônico desperta o interesse de clientes que são atraídos por novas tecnologias. Saiba como funciona e as opções de sistema!

Um assunto muito tratado por aqui, por sua imensa relevância, é do planejamento estratégico na montagem de bares e restaurantes.

Os detalhes que compõem este processo envolvem a cozinha, a equipe, o local, pesquisas de público, decoração, ambientação e também aquela peça fundamental, que muitos acabam se esquecendo: o cardápio. Como já falamos aqui.

imagem blog teste cardapio eletronico jpg 793 x 305 px - O papel ficou no passado - Inove com o Cardápio Eletrônico!

Mas hoje vamos mais adiante e falar especificamente da tendência tecnológica na questão do menu.

Vamos explicar tudo sobre o cardápio eletrônico e porque você deve considerar colocá-lo em seu bar ou restaurante.

  • Anotar os pedidos direto do salão e os enviar para a cozinha sem sair do local;
  • Fechar as contas com apenas um clique;
  • Diminuir os erros com pedidos;
  • Comanda digital sempre à disposição.

Confira outras vantagens:

1. Menos erros

Com o cardápio eletrônico, é possível evitar erros bastante comuns, que ocorrem ao anotar os pedidos, isso porque, os mesmos são enviados direto da mesa para a cozinha, sem nem precisar sair do salão.

2. Competitividade

Um atendimento de qualidade pode ser decisivo para a competitividade do seu estabelecimento. Com a aquisição do cardápio eletrônico, diminui-se o tempo anotando pedidos, indo até a cozinha e resolvendo problemas de pedidos errados.

3. Equipe eficaz

Os atendentes podem ser mais ágeis sem precisar sair do salão e ir à cozinha o tempo todo. A comanda digital faz esse trajeto por eles, e envia os pedidos direto da mesa para a cozinha sem que o garçom precise ir fisicamente até lá.

4. Aumento do ticket médio

Quando os garçons permanecem no salão, os clientes automaticamente se sentem mais à vontade para pedir mais bebidas ou porções, aumentando o ticket médio e otimizando o atendimento.


O cardápio eletrônico já possui várias interfaces e meios de utilização diferentes. Basicamente utiliza um software, geralmente simples de ser utilizado, pois dá preferência para aparelhos touchscreen, como smartphones e tablets no estilo pressione e arraste.

No caso de aparelhos locados para permanecerem em cada mesa no restaurante, o cardápio eletrônico funciona com a programação que você coloca nele, dando autonomia para o cliente fazer o seu pedido do modo e no momento que desejar.

Além de prático, não precisa depender da disponibilidade do garçom, pois possui um manejo intuitivo.

As imagens na tela de apresentação das comidas devem ser atrativas e dar água na boca do cliente, sem que ele não necessite mais ficar perguntando o tamanho do prato ou quantos croquetes vêm na porção, por exemplo.

Opções de sistemas

Você pode escolher entre algumas empresas que oferecem o sistema do cardápio eletrônico, como a Goomer e a Menu Digital, por exemplo.

Com a Goomer, o cliente faz o pedido direto de um cardápio no tablet ou no próprio celular. Seleciona rapidamente os opcionais e adicionais que desejar.

O pedido é enviado para uma tela de pedidos ou direto para o sistema de gestão (PDV) e entregue ao cliente com muito mais agilidade.

blog1802 - O papel ficou no passado - Inove com o Cardápio Eletrônico!

Uma outra opção que a Goomer oferece, para maior comodidade, o cliente lê o QR code, acessa seu cardápio digital e faz o pedido com uma experiência incrível, sem contato físico e sem necessidade de baixar nenhum app.

O Menu Digital é uma plataforma digital compatível com qualquer dispositivo que tenha acesso a internet: celular, tablet, TV’s e computadores.

blog1804 - O papel ficou no passado - Inove com o Cardápio Eletrônico!

O sistema é baseado em web services e em poucos segundos o cliente visualiza no celular. O cardápio pode ser composto de fotos e vídeos além da descrição, alergênicos e sugestão de harmonização.

Além disso, há 12 opções de idiomas diferentes: português, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, russo, japonês, chinês, grego, árabe e holandês.

Prós e Contras

Em ambos os casos há vantagem de economizar em relação a cardápios físicos, que podem mudar frequentemente, aumentando o gasto com impressões e artes.

Com o cardápio eletrônico você gasta com o sistema e o equipamento, mas é um investimento que te permite fazer mudanças.

Por exemplo, você mesmo programa o que deseja e deixa o cliente mais livre e à vontade para pedir sem se estressar com possíveis perdas do “timing” do garçom.

Este sistema de cardápio eletrônico atrai clientes jovens e atualizados que gostam de novidades tecnológicas.

blog1805 - O papel ficou no passado - Inove com o Cardápio Eletrônico!

Gostou das nossas dicas sobre cardápio eletrônico?

Você já usa em seu estabelecimento?

Conte-nos e aproveite para conhecer a Loja Brazil onde você encontra os melhores equipamentos em aço inoxidável para o seu negócio.