Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Checklist operacional de restaurante: Por que é importante ter?

Checklist operacional de restaurante é um importante fator para alavancar os negócios e não perder o controle. Saiba como fazer!

Administrar um restaurante não é das tarefas mais simples.

Do recebimento de mercadorias ao cumprimento das estritas regras sanitárias brasileiras, gerenciar um estabelecimento de comidas e bebidas envolve uma série de tarefas e rotinas que, sem uma boa gestão, podem causar muita dor de cabeça no dia a dia da empresa.

Para buscar manter um padrão de qualidade e ajudar a organizar esses afazeres, é fundamental criar uma lista de atividades e deveres a serem cumpridos diariamente.

Ter uma checklist operacional diária para os diferentes setores e áreas do restaurante vai ajudar a mantê-lo organizado e funcionando de maneira eficiente.

A lista serve como um guia para ajudar os funcionários a entenderem melhor as tarefas de cada um e deixar tudo em ordem para o dia seguinte.

Isso proporciona a criação de um fluxo de trabalho muito mais completo e eficaz, reduzindo o risco de falhas e padronizando processos.

Para assegurar que a checklist operacional do seu estabelecimento funcione, é essencial ter certeza de que cada funcionário tenha lido e compreendido os deveres de cada um.

Para isso, é necessário criar uma lista para cada setor do restaurante, levando em conta as particularidades e a rotina das suas diferentes tarefas.

Sendo assim, confira as principais checklists que você pode criar para o seu restaurante:

Recebimento de mercadorias

Recebimento de mercadorias

Diariamente, o restaurante recebe alimentos, bebidas e outros produtos necessários para as tarefas do dia.

Dependendo do porte e da proposta do estabelecimento, a quantidade de itens que chegam todos os dias pode ser bastante volumosa e variada, o que, sem a organização necessária, aumenta o risco de erros.

A conferência das notas fiscais, a comparação do que chegou com o que foi pedido e a avaliação da validade, da aparência e da integridade da embalagens dos produtos entregues devem ser itens obrigatórios na sua checklist.

Feita a entrega, a lista de afazeres deve continuar para garantir o correto armazenamento, acondicionamento e identificação de cada um dos produtos recebidos.

Conferência de equipamentos e insumos

Conferência de equipamentos e insumos

Antes de o restaurante abrir, é preciso conferir se todos os equipamentos e utensílios da cozinha estão limpos e prontos para serem utilizados e verificar a quantidade de cada um dos insumos necessários para a preparação de cada prato do cardápio.

Vale lembrar que, na maioria dos estabelecimentos, os pratos são montados com alguns ingredientes pré-preparados.

Por isso, é importante organizar os trabalhos para garantir que tudo esteja no ponto certo.

Sendo assim, crie uma lista com todos os utensílios e equipamentos que serão utilizados, como panelas, fornos e fogões, e também de todas tarefas que envolvam preparações que devem ser adiantadas, tais como o pré-preparo de molhos, a sanitização de legumes e vegetais, entre outras.

Regras sanitárias e segurança do trabalho

Regras sanitárias e segurança do trabalho

A limpeza é um dos aspectos mais importantes para um restaurante e, por isso, ter uma checklist bem detalhada do que deve ser feito é primordial.

Como comentamos, as normas da Vigilância Sanitária no Brasil são bem específicas e estritas, e devem ser seguidas à risca para evitar problemas e garantir que o restaurante esteja em ordem para preparar os pratos e atender os clientes.

Desse modo, uma das primeiras coisas que devem ser verificadas no começo do expediente são as condições de higiene do estabelecimento.

Da limpeza do ambiente de trabalho ao asseio dos profissionais do restaurante, a checklist aqui deve ser completa e detalhada.

O mesmo vale para os procedimento de segurança.

Preparação do salão

Preparação do salão

A hora do serviço também deve ter sua checklist, tanto para o início dos trabalhos quanto para a hora do fechamento.

Antes de abrir, é preciso certificar-se que o salão está limpo e organizado.

Todos os talheres, copos e guardanapos deve estar nos lugares certos e prontos para receber os clientes.

Após o serviço, é hora de deixar tudo em ordem para o turno seguinte.

Uma boa checklist para a organização do salão vai garantir que as equipes responsáveis pelo atendimento e pela limpeza sigam um padrão na preparação do ambiente, com organização e regularidade.

Processos Administrativos

Processos Administrativos

Seja para organizar o aspecto financeiro, como impostos e pagamentos, ou para as atividades legais da empresa, os processos de gestão do restaurante também podem se beneficiar de uma checklist de atividades.

Isso torna esses trabalhos burocráticos mais organizados e fáceis de acompanhar, ajudando a conferir o acompanhamento e o cumprimento de cada um deles.

Essas são apenas algumas ideias para a checklist operacional do seu restaurante.

Cada estabelecimento pode criar a sua, de acordo com seu tipo de gestão, porte e proposta.

Quanto mais processos forem detalhados e quanto mais setores do estabelecimento contarem com uma lista própria, mais organizada e eficiente será a gestão da sua empresa.

Para facilitar essa tarefa, hoje contamos com diversas ferramentas que podem ajudar na hora de organizar as checklists do seu restaurante.

Uma delas é o aplicativo Wunderlist. Disponível em português, esse app permite, dentre outras coisas, a criação de lista de afazeres e o envio de mensagens entre os colaboradores, e pode ser acessado de qualquer dispositivo.

Nossa outra dica é o Any.do. Disponível apenas inglês, esse aplicativo funciona nos mesmos moldes do anterior. Lista de tarefas, sincronização com suas agendas pessoais e um assistente por voz são algumas da facilidades desse app, que funciona em qualquer gadget.

Gostou?

Você utiliza checklists no dia a dia do seu restaurante?

Compartilhe conosco suas experiências!

Não se esqueça de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das nossas novidades.