Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Atribuições do chefe de cozinha e o perfil profissional necessário

Saiba o que faz um chefe de cozinha, qual o perfil indicado para poder atuar nessa profissão, e quais os requisitos acadêmicos e profissionais!

Muito mais que exímios cozinheiros, os chefes de cozinha possuem uma série de atribuições essenciais para o bom funcionamento de um estabelecimento de comidas e bebidas.

Em uma área atualmente mais profissionalizada, essa é uma ocupação que exige uma mescla de estudos e experiência e que, por isso, vem sendo mais valorizada em um mercado a cada dia mais exigente.

Mas o que faz o chefe?

O que faz o chefe?

O chefe é a autoridade máxima e quem gerencia todos os afazeres dentro de uma cozinha, supervisionando os diferentes profissionais que ali atuam e todos os processos do dia a dia, da compra dos insumos ao prato finalizado que será servido ao cliente.

Dentre as principais atribuições do chefe de cozinha, podemos destacar:

  • elaboração do cardápio;
  • criação dos pratos e elaboração de fichas técnicas;
  • administração do estoque (compra e saída de insumos e estocagem);
  • coordenação da equipe de cozinha;
  • verificação da qualidade de execução e apresentação dos pratos;
  • supervisão das boas práticas de higiene, segurança e apresentação pessoal, entre outros.

Como podemos observar, do bom chefe é exigido muito mais do que saber cozinhar.

Ele é a figura em torno de quem todos os processos do cotidiano da cozinha vão girar.

Nesse contexto, é primordial que o profissional seja bem qualificado e mantenha-se em constante atualização e aprimoramento, realizando cursos e especializações que possam aprofundar seus conhecimentos, não apenas em Gastronomia, como também em áreas como Administração e Gestão de Pessoas.

E qual o perfil profissional de um chefe de cozinha?

Perfil

Além das características acadêmicas e profissionais, como uma boa formação e experiência no dia a dia de uma cozinha, do bom chefe é exigida uma série de habilidades interpessoais indispensáveis para sua profissão.

Características que vão além das habilidades adquiridas em cursos e que devem ser trabalhadas e aprimoradas diariamente.

Se há um clichê válido no meio gastronômico é aquele que diz que, acima de tudo, o profissional deve ter prazer em servir os outros.

Nesse contexto, apesar de lidar grande parte do tempo com a equipe de cozinha, frequentemente o chefe interage com clientes, o que torna essencial que ele seja sempre cordial, respeitoso e simpático.

Além disso, trabalhar em uma cozinha é, sobretudo, um trabalho em equipe.

Sendo assim, é fundamental que o chefe seja um profissional com capacidade de liderança, flexível e paciente, que saiba suportar pressões, resolver conflitos e estar disposto a aprender e a ensinar todos os dias.

Em uma área que passa por constantes transformações e em que são lançadas novas tendências a cada instante, o bom chefe de cozinha é aquele que mantém sua criatividade aguçada, sempre em busca de inovações e aberto a mudanças, mas também sempre atento ao bom gosto e ao servir bem.

Por fim, é essencial que o chefe de cozinha tenha um perfil profissional empreendedor, com visão de negócios e com intimidade com os números.

Afinal, por ele passam as compras, as fichas técnicas e o controle de cada insumo na cozinha.

Para que o chefe e sua equipe possam desenvolver plenamente as suas atividades todos os dias, é importante que o ambiente de trabalho esteja à altura das demandas e das exigências do estabelecimento em que trabalham.

Para isso, é importante contar com uma cozinha moderna e bem equipada, que ajude não apenas no preparo de cada prato, mas também que facilite as boas práticas de higiene e favoreça a segurança de todos.

Pensando nisso, a Loja Brazil oferece uma linha completa de equipamentos e utensílios para Cozinha Profissional.

Confira!