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Cliente: O bom atendimento de hoje é o retorno de amanhã!

Gastronomia e Comportamento

Tempo estimado para leitura: 2 minutos

CONQUISTANDO O CLIENTE!

Hoje eu trouxe algumas dicas para batermos um papo. Falaremos sobre dois assuntos que eu particularmente gosto muito: gastronomia e comportamento!
Sei que muita gente quando ouve o termo gastronomia, associa-o diretamente a culinária, não é?

Mas para nós que diariamente temos contato e de certa forma vivenciamos este meio, sabemos que o termo gastronomia abrange uma série de assuntos que vão além da culinária, entre eles: equipamentos e produtos gastronômicos, bebidas, alimentação, empreendedorismo, cultura e comportamento.

Cada um desses temas são de fundamental importância para você que já tem o seu estabelecimento comercial, para quem pretende abrir o seu próprio negócio e por fim, mas não menos importantes, para vocês chefes de cozinha e entusiastas da gastronomia que buscam entender e se aperfeiçoar no ramo.

Cliente Loja Brazil

Coloque-se no lugar do cliente!

Vamos tentar pensar agora no dia a dia do cliente, em seu comportamento e suas escolhas, para entendermos melhor os pontos cruciais que devem ser dados devida atenção.

Quando a nossa refeição é feita fora de casa, o que é considerado comum para mais da metade dos brasileiros, buscamos comer bem, não é verdade? E entre um almoço e outro notamos que hoje em dia existem dois itens que são muito bem valorizados pela maioria dos clientes (eu me incluo) que são o atendimento e a organização do local.
Sair satisfeito de um restaurante, por exemplo, não é apenas ter se alimentado bem, mas sim ter se sentido bem: antes, durante e após a refeição!

Sabemos que existem particularidades que contribuem com a valorização do ambiente, seja um detalhe no cardápio, um atendimento diferenciado, um buffet com um Rechaud mais requintado e sofisticado, ou até mesmo uma decoração bem trabalhada.
Além de preparar uma ótima comida é importantíssimo pensar nos detalhes. O profissional que souber valorizá-los, com certeza ganhará a fidelidade do seu cliente, além do destaque frente a concorrência.

Outro ponto importante é entendermos o momento! Deixa eu explicar…
Cada vez mais as pessoas estão correndo contra o relógio, recebendo inúmeras informações ao mesmo tempo, por isso, o primeiro contato que o cliente tiver com o seu estabelecimento definirá se ele retornará ou não. Se conseguirmos através de pequenos detalhes prender a atenção do cliente, dando-lhe motivos para se encantar com o estabelecimento certamente você terá grandes chances de conquistá-lo.

Procure conhecer e entender um pouco do seu cotidiano, e com isso valorizar o seu tempo!

Enfim, em uma futura postagem pretendo falar sobre como alguns restaurantes e estabelecimentos comercias em geral conseguiram dar a atenção adequada a esses quesitos, e obtiveram resultados expressivos que refletiram inclusive em seu faturamento.

Para mim é muito bom poder contribuir compartilhando conhecimento, novidades e ideias.
Espero que tenham gostado do papo de hoje!

Considerações Finais

Especialistas apontam a empatia como uma poderosa arma para se entender profundamente um cliente, desvendar as suas entranhas e segredos e, assim,  desenvolver um modelo de atendimento diferente dos concorrentes que se destaque no mercado. Um bom atendimento é sempre o resultado do quanto as empresas valorizam esse quesito e estão dispostas a investir nele. Responsabilizar somente o funcionário não é correto e injusto, pois é o gestor ou empresário que deve “dar o tom” que ele espera que sua equipe tenha ao tratar seus clientes. Seja qual for o ponto de contato, que inclui a recepção, a área de vendas, de contas a pagar, entre outras áreas que têm essa interface.

E caso você tenha mais alguma dúvida que não tenha sido respondida nesse artigo, não hesite em nos questionar nos comentários. 🙂