Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Dica de negócio: ganhe dinheiro com comidas congeladas para vender!

Seja por falta de tempo ou de habilidade para cozinhar, o brasileiro tem optado cada vez mais pelo consumo de pratos congelados!

A rotina corrida de grande parte da população acaba criando grandes oportunidades de negócio a serem exploradas.

Um bom exemplo disso é o crescimento do setor de comidas congeladas, puxado por consumidores que buscam praticidade e conveniência na hora da refeição.

Seja por falta de tempo ou de habilidade para cozinhar, o brasileiro tem optado cada vez mais pelo consumo de pratos congelados.

Segundo um levantamento da Fiesp/Ibope, 34% dos consumidores brasileiros afirmam levar uma vida corrida e dispor de pouco tempo para cuidar da alimentação.

O resultado desse fenômeno é que 61% dos brasileiros optam por refeições prontas congeladas, como mostra um estudo recente feito pela Consumer Watch Express Shopper.

Dados como esses mostram um nicho de mercado promissor e que ainda tem muito potencial para ser explorado por quem deseja empreender em um negócio próprio no setor de gastronomia.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem deseja ganhar dinheiro com comidas congeladas para vender.

Acompanhe!

Como é o mercado de comidas congeladas para vender

A crise dos últimos anos fez com que o brasileiro reduzisse seu gasto com refeições fora de casa.

Muita gente teve que buscar alternativas para conseguir se alimentar em meio à correria do dia a dia.

Como não sobra tempo para cozinhar, a saída foi optar por comidas congeladas.

Isso abriu portas para uma série de pequenos empreendedores que passaram a atender essa demanda latente, oferecendo tanto refeições completas quanto ingredientes congelados.

A melhor notícia, porém, é que este é um setor que conta com diversas segmentações, oferecendo inúmeras alternativas de mercado.

Sejam comidas fit, vegetarianas, veganas, para celíacos ou gourmet, opções não faltam para quem deseja investir no próprio negócio de comidas congeladas.

O que é preciso para pôr em prática a ideia de vender marmitas congeladas

Plano de negócios

O primeiro passo para quem quer vender comidas congeladas é a definição de um plano de negócios. Esse documento deve elaborar todos os detalhes da proposta e do conceito da empresa.

Uma das primeiras escolhas que devem ser feitas é o cardápio, pois juntamente com a definição do que será ofertado aos clientes vêm uma série de decisões estratégicas que precisam ser tomadas antes mesmo do início das atividades.

Se você pensa em trabalhar com refeições prontas, como será o seu modelo de negócio?

Haverá um mesmo cardápio fixo todos os dias?

Ou o menu vai mudar diariamente?

Muitas empresas trabalham com pacotes fechados de pratos para toda a semana.

Será que esse modelo vale a pena?

Estrutura

O cardápio é o que determina a estrutura da empresa, pois tudo vai depender da quantidade e dos produtos com os quais você vai trabalhar.

Isso posto, alguns equipamentos essenciais que não podem faltar são:

  • Bancada em inox para preparo e montagem dos congelados;

  • Estantes para armazenamento de ingredientes e embalagens;

  • Freezer;

  • Fogão industrial;

  • Geladeira ou câmara fria;

  • Máquina embaladora.

Caso sua empresa opte por oferecer refeições para pessoas com alguma restrição alimentar, especialmente os celíacos, é importante considerar a necessidade de uma estrutura separada para a preparação desses alimentos, evitando o risco de contaminação.

Conhecimento técnico

Lidar com alimentos congelados não é fácil. Muitos alimentos não resistem bem ao frio, enquanto outros apresentam problemas no descongelamento. 

Por isso, é preciso buscar os conhecimentos necessários para que não haja desperdício de dinheiro e insumo e para que a qualidade do produto final não seja prejudicada.

Além disso, é importante conhecer as regulamentações da Vigilância Sanitária e outros órgãos, que abrangem regras que cobrem desde o ambiente em que as refeições serão preparadas até a rotulagem de cada embalagem.

Diferencial

Como em todo o negócio, é preciso pensar em estratégias para se diferenciar da concorrência.

Se a sua empresa de comidas congeladas vai oferecer opções clássicas, como estrogonofe, lasanha e escondidinho, é preciso se perguntar: o que eu tenho que os meus concorrentes não têm?

Quais as lacunas deixadas por eles que eu posso preencher?

Como comentamos, este é um mercado extremamente diverso e uma das formas de se diferenciar é investir em nichos específicos do público. Algumas ideias são:

  • Alimentos orgânicos;

  • Comidas para celíacos e/ou intolerantes à lactose;

  • Pratos vegetarianos e/ou veganos;

  • Refeições light e fit etc.

Por fim, existem outros diferenciais em que a sua empresa pode apostar, desde a forma de entrega dos produtos até a criação de pratos customizados para cada cliente, por exemplo.

É preciso analisar o mercado e ter em mente a sua capacidade produtiva.

Lista de produtos e pratos congelados mais vendidos

Para quem está começando, listamos os produtos congelados mais vendidos para ajudar a sua empresa a definir os rumos a seguir. São eles:

Salgados

Práticos, fáceis de preparar e versáteis, os salgados têm muita saída no Brasil, especialmente para eventos, como aniversários e encontros de amigos.

Massas

Da pizza congelada à lasanha passando pelo nhoque, são inúmeras as opções de massas congeladas. E o melhor: existe uma infinidade de molhos, massas e recheios para combinar.

Refeições completas

Essa é a opção ideal para as pessoas que não têm tempo e buscam praticidade. Não à toa, é um mercado em expansão e a cada dia vemos mais empresas atuando na área.

Essa é uma opção mais trabalhosa, uma vez que exige uma estrutura mais robusta e versatilidade no cardápio para agradar constantemente os clientes e não cair na mesmice.

Comida fitness

Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que oito em cada dez brasileiros se esforçam para ter uma alimentação mais saudável, e 71% das pessoas preferem produtos mais saudáveis.

Somente esse dado é o suficiente para mostrar por que investir em comidas congeladas fit é uma boa alternativa. Aqui, os desafios são os mesmos: uma estrutura que atenda à demanda de refeições completas e um cardápio dinâmico.

Espetinho

Assim como os salgados, o espetinho é uma alternativa rápida e prática para encontros informais: tirou da embalagem, assou e pronto!

Ficou interessado?

Acesse www.lojabrazil.com.br e encontre os equipamentos que você precisa para começar a preparar suas comidas congeladas para vender!

Para ficar por dentro das nossas novidades e das mais novas tendências do setor da gastronomia, visite o nosso site e assine nossa newsletter.