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Como atender um cliente no restaurante e garantir sua fidelidade

A principal forma de fidelizar um cliente é por lhe prestar um ótimo atendimento

O atendimento pode ser um fator decisório na volta – ou não – do cliente ao seu estabelecimento, o que torna saber como atender um cliente no restaurante algo fundamental na aquisição e fidelização da clientela.

A sensação de bem-estar e confiança proporcionada por um bom atendimento de um restaurante é visto como diferencial competitivo.

Afinal, não são todos os restaurantes que levam como regra ou sabem como atender um cliente bem. Isso é notável ao nos depararmos com situações onde é feita a propaganda negativa de um estabelecimento:

  • Já foi no restaurante X?

  • Sim, fui muito mau atendido por lá. Não recomendo…

Situações como essa podem ter efeitos destrutivos na sua estratégia de aquisição de novos clientes.

Confira também uma lista de erros que podem levar o seu restaurante à falência.

Além do mais, esse não é o tipo de impressão que você quer para o seu restaurante, certo?

Para evitar que isso aconteça, é preciso colocar o atendimento ao cliente nas suas prioridades.

bom atendimento

Para realizar um bom atendimento, separamos algumas dicas de como atender um cliente no restaurante e garantir sua satisfação. Confira:

Como atender um cliente no restaurante

  1. Dar as boas-vindas

Todos os clientes que chegam no seu restaurante devem ter uma recepção cortês, com um sorriso no rosto, um seja bem-vindo(a) e com um funcionário sempre atento para ajudá-los em alguma dúvida ou solicitação.

  1. Não deixar o cliente esperando por muito tempo

Aqui a palavra-chave é prontidão. Garanta que os primeiros momentos do cliente no seu restaurante não sejam de longa espera. Dê as boas-vindas logo após a sua chegada e, de preferência, já informe o tempo estimado de espera para que o cliente não fique desconfortável ou irritado em uma sensação infinita de espera.

Para ajudar nesse tópico e ainda garantir uma boa primeira impressão, faça com que os clientes tenham um espaço especial, aconchegante e com opções de lazer enquanto aguarda ser chamado.

  1. Gerir a fila de espera

Quem não se preocupa com a gestão da fila de espera está condenado a perder clientes por descontentamento.

Para evitar que o cliente fique descontente ou fuja do seu restaurante sem antes mesmo ter experimentado a sua comida, a dica é adotar uma prancheta de controle de chegadas ou um software de gestão de fila de espera. Assim, você terá um melhor controle da ordem de chegada dos clientes a serem chamados.

Leia aqui um post que explica detalhadamente como melhor gerir a sua fila de espera.

Se o problema é algo persistente no seu restaurante, inclua na sua comunicação a possibilidade da realização de reservas.

  1. Não ficar bajulando o cliente

Garanta que seus funcionários saibam definir a intensidade da gentileza. Ficar o tempo todo colado no cliente, por mais boa que seja a intenção, pode ser desagradável.

  1. Simplificar a comunicação

Dependendo do restaurante, alguns termos técnicos (especialmente referentes aos pratos) podem ser comuns a sua equipe, mas não ao cliente. Portanto, garanta que a sua equipe tenha uma comunicação mais simples e clara possível.

  1. Ter uma equipe que possa confiar

Nem sempre você poderá ficar de olho na sua equipe para observar se o atendimento está de acordo com o combinado. Contrate funcionários competentes e estabeleça uma relação de confiança para que o seu discurso transmitido seja reproduzido em forma de bom atendimento.

  1. Ser gentil durante todo o atendimento

Da recepção à saída do cliente, faça com que ele se sinta especial e surpreendido pelo bom atendimento do seu restaurante. Se você deixar de atendê-lo bem em algum momento, a satisfação do cliente em relação ao atendimento já estará comprometida.

sucesso

Gostou das dicas de como atender um cliente no restaurante com excelência? Se tiver mais alguma dica que considere importante para garantir um bom atendimento em restaurante, por favor, compartilhe conosco nos comentários.

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