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Como montar uma churrascaria seguindo um bom planejamento

Como planejar e montar uma churrascaria de sucesso

Começar um empreendimento traz muitas dúvidas e incertezas. Tudo o que você quer é atrair clientes e gerar lucro. Nesse caso, para quem está pensando em como montar uma churrascaria, é fundamental ter em mente que, para abrir o negócio com maiores chances de sucesso, é preciso ter um bom planejamento.

Esse negócio tem características específicas, mas sua vantagem é a rentabilidade e o setor que apresenta crescimento constante. Afinal de contas, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em dado divulgado pelo Sebrae, indica que o crescimento da alimentação fora de casa é de aproximadamente 10% ao ano.

Outro dado a favor das churrascarias é o fato de que cada brasileiro consumiu, em média, 30,6 kg de carne bovina em 2015. Portanto, é hora de aproveitar a oportunidade, mas principalmente analisar as especificidades de como montar uma churrascaria não ter surpresas após a abertura do negócio.

Quer saber como fazer um bom planejamento para montar sua churrascaria? É só acompanhar este post, que vai mostrar 8 passos iniciais para você aplicar. Vamos lá?

Como montar uma churrascaria

A montagem de uma churrascaria, assim como a criação de qualquer outro negócio, exige esforço e dedicação. Focar-se nos detalhes, considerar a estrutura e a localização e ter espaço para os acompanhamentos (como saladas, guarnição e bebidas) são fatores indispensáveis para começar bem o planejamento.

Tudo pode parecer complicado ou confuso, mas vamos esclarecer cada passo para você:

1. Faça uma pesquisa de mercado e elabore o plano de negócios

A abertura de uma churrascaria exige a realização de uma pesquisa de mercado. Esse é o primeiro passo para o bom planejamento, porque esse levantamento ajudará a entender aspectos do mercado, da concorrência, dos clientes e dos fornecedores.

A aplicação da pesquisa é bastante simples. Como você ainda está começando seu negócio, deve procurar por dados já publicados em instituições de pesquisa, como o Ibope e o IBGE. Isso permite estabelecer referências e identificar concorrentes e fornecedores.

Em relação aos clientes, você pode levantar os dados por meio de formulários ou aspectos gerais. É importante levantar informações sobre renda, faixa etária, hábitos de consumo, entre outras características relevantes.

Mas isso não para por aqui…

Esses dados devem ser utilizados no plano de negócios, documento que serve para apresentar:

  • uma estimativa de faturamento;

  • um plano financeiro;

  • a missão da sua empresa.

Por onde começar? Temos esse post que explica detalhamento como fazer o seu plano de negócios.

2. Considere o investimento exigido

A estrutura necessária para montar uma churrascaria exige um investimento considerável. É preciso montar uma cozinha, ter churrasqueiras profissionais, comprar cadeiras e mesas, alugar um ponto comercial, comprar os acessórios necessários, decorar o ambiente, adquirir as matérias-primas…

Enfim, há várias despesas obrigatórias nesse tipo de empreendimento.

A estimativa de gasto fica entre R$ 60 mil e R$ 120 mil. Mas esse valor pode variar bastante conforme o local, o tamanho e outras características.

Nesse cenário você pode se perguntar: vale a pena montar uma churrascaria sozinho ou ter um sócio? A vantagem da segunda opção é ter mais recursos financeiros, que podem potencializar os ganhos finais. A outra parte da sociedade também deve conhecer sobre o ramo para colaborar na gestão.

Por outro lado, a sociedade pode limitar algumas ações e decisões. Portanto, ao tomar essa decisão, você deve estar preparado caso isso ocorra.

3. Atente-se para a estrutura do local

Esse é um dos detalhes mais relevantes da churrascaria. A estrutura deve deixar os clientes confortáveis e agradá-los. O recomendado é procurar um local amplo para que os clientes não se sintam presos a um local fechado.

A cozinha também deve ser grande para que as carnes e acompanhamentos sejam preparados. Lembre-se de usar um balcão grande e ter um local reservado para mesas e cadeiras.

Por fim o ambiente deve ser bem decorado e pintado, porque isso chama a atenção dos clientes e agrega valor ao negócio.

4. Acerte na localização

O local em que a churrascaria será instalada pode ser o ponto-chave para o sucesso. É claro que a qualidade interfere muito no resultado positivo, mas uma boa localização é fundamental para um empreendimento que ainda está no início, como é o seu caso.

Bons pontos de instalação de churrascarias são as proximidades de postos de gasolina, beira de rodovias e avenidas bem movimentadas. Mesmo que o local se encaixe nesse quesito, analise a comodidade para os clientes.

Por exemplo: a instalação em uma avenida movimentada e com pouco espaço para estacionar requer que você tenha um local para os carros ou faça o convênio com estacionamentos próximos. Caso contrário, esse pode ser um impeditivo ou, pelo menos, um obstáculo.

Mas nem tudo é tão simples.

É importante que o local fique próximo a pontos de ônibus e que a estrutura esteja adequada ao que você necessita em questão de tamanho, instalações etc. Você também deve consultar a Prefeitura para verificar a viabilidade de montar uma churrascaria na região escolhida.

5. Compre os equipamentos adequados

Para montar uma churrascaria é preciso que você adquira os equipamentos adequados para o seu funcionamento. Entre eles estão mesas, cadeiras, churrasqueiras (que podem ser a carvão ou a gás), freezers, fogões industriais, geladeiras, entre outros.

Liste tudo o que é necessário e opte pelo melhor custo-benefício. Por exemplo: investir em um refrigerador expositor é uma boa ideia, porque você pode mostrar diversos produtos e oferecer maior variedade aos clientes. Isso incentiva a compra de bebidas, por exemplo, o que gera um aumento nas vendas.

Ao mesmo tempo, consegue melhorar a satisfação dos consumidores, porque as bebidas são entregues na temperatura ideal.

6. Contrate bons funcionários

O planejamento do negócio só será bem-sucedido se você contar uma com uma equipe especializada. Os colaboradores da churrascaria devem ser capazes de atender às demandas dos clientes e estar atento para outras necessidades que podem surgir.

O mínimo necessário para montar uma churrascaria é:

  • uma pessoa para o caixa;

  • três garçons;

  • um colaborador para preparar os acompanhamentos do churrasco;

  • dois churrasqueiros;

  • um auxiliar para resolver qualquer problema;

  • um funcionário para fazer a limpeza do local.

7. Legalize o negócio

Antes mesmo de começar a funcionar, a churrascaria deve estar em dia com a legislação. Conte com a ajuda de um contador para escolher o regime tributário e verificar as questões burocráticas relativas a taxas, impostos, assinatura de documentos etc.

Para saber tudo o que é necessário, você pode consultar a Prefeitura do seu município, a Junta Comercial ou o Sebrae. Assim, você conhecerá todas as etapas da legalização e saberá quais alvarás precisa emitir, como o de funcionamento e o sanitário.

8. Divulgue a churrascaria

Se você não divulgar o seu negócio, não terá clientes. Aposte nas mídias online ou offline para ter um bom retorno.

Para não investir um valor muito alto e ser conhecido rapidamente, crie anúncios patrocinados e uma fanpage nas redes sociais. Ter um site também oferece maior credibilidade e ajuda o seu negócio.

Agora que você já sabe como montar uma churrascaria, aplique os passos apresentados e comece o seu negócio com mais chances de sucesso! Se você ainda ficou com dúvidas, aproveite e deixe-as nos comentários.

E para aprofundar seus conhecimentos baixe a Planilha de Precificação de Pratos e Informações Nutricionais. Ela é gratuita e com certeza será muito útil para você definir o seu preço de venda.