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Do restaurante para as ruas: 5 dicas para você abrir seu food truck!

Veja dicas surpreendentes para você ter sucesso em seu food truck.

Food truck: potencializando seu negócio!

O conceito de Food Truck teve sua explosão na cidade de Nova York no ano de 2009, devido à crise econômica que o país atravessava nesse período, investidores que queriam reduzir suas despesas com alugueis e estruturas seguiram para uma nova ideia.

Em pouco tempo já se podia avistar filas imensas para aproveitar as comidas étnicas, locais ou gourmet apresentadas em caminhões ou trailers pelas ruas de Nova York; tendo suas despesas reduzidas os empreendedores conseguiam entregar um produto de qualidade com preço bem menor.

Assim o conceito de Food Truck foi se espalhando e hoje temos inúmeros caminhões vendendo seus cardápios pelas ruas das principais cidades do mundo.

No Brasil, esta invenção teve seu estouro por volta do ano de 2014 na cidade de São Paulo, que foi a pioneira no país na criação de uma legislação própria para Food Trucks.

Mas como ter sucesso com um Food Truck?

Veremos algumas dicas importantes para você ter sucesso no seu empreendimento. Confira!

Foco no Produto

Um Food Truck, como não pode oferecer o conforto e o ambiente de um restaurante, tem que focar no seu cardápio.

Elaborar um cardápio enxuto e com muita qualidade é essencial para você conquistar seu cliente. Outro ponto é você escolher muito bem os ingredientes que irão compor o seu produto final.

Lembre-se: produto de qualidade requer matéria-prima de qualidade!

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Selecione seu público

Saber para quem você deseja vender é essencial para qualquer negócio e em um Food Truck não seria diferente.

Definir a sua persona é a base para saber que tipo de cardápio, valores dos produtos e a infraestrutura que o seu caminhão terá. Começar definindo a classe social e faixa etária da sua persona é um ótimo começo para definir onde se quer chegar.

Saber o bairro que sua persona está inserida irá lhe ajudar a escolher o PDV (Ponto de Venda). Tendo em vista o que e para quem irá vender então você estará pronto para o próximo passo.

Infraestrutura

Cada Food Truck tem suas peculiaridades, quando você souber qual será o seu produto então saberá montar o seu caminhão, pois cada tipo de comida requer um tipo de cozinha.

Por este motivo que o seu cardápio deve ser curto, pois sua infraestrutura não poderá ser muito grande (será do tamanho do seu caminhão).

Montar uma cozinha industrial não é assim tão simples quanto parece, você pode pegar algumas dicas sobre cozinha aqui mesmo, no nosso blog.

Ter um ambiente de fácil limpeza e se preocupar com a higiene são pontos muito fortes nesse mercado, pois como seus clientes acompanharão todo o processo da montagem do produto, uma cozinha organizada e limpa trará muitos pontos para a sua marca.

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Marketing

Atualmente, o melhor custo benefício para fazer um bom marketing com certeza está nas redes sociais. Usar dessas ferramentas requer um pouco mais de conhecimento.

Definido o seu público, você pode segmentar suas campanhas nas redes sociais tendo uma boa economia e sendo muito mais eficaz.

Algumas possibilidades de marketing digital:

  • Facebook: Você pode criar promoções com cupons de desconto; com check in (onde o seu cliente faz uma postagem anunciando aos amigos onde está); você criar uma FanPage (página para fãs, onde você poderá mostrar suas novidades).
  • Instagram: Postar fotos dos seus pratos é sem dúvida essencial para dar água na boca dos seus clientes e com certeza o Instagram é a melhor rede social para isso. E agora você também pode patrocinar suas fotos tendo um alcance muito maior. Dentro do próprio Instagram você terá algumas opções para divulgar seus produtos, como o Stories onde você postará curtos vídeos em tempo real do que está acontecendo no seu caminhão e postagens de vídeos dentro do Instagram, onde facilita a visibilidade como um todo do estabelecimento para o seu cliente.
  • Google Adwords: nesta ferramenta do maior buscador on line você poderá segmentar as principais palavras que seus clientes buscam na internet para achar um Food Truck, tendo um bom posicionamento na rede você terá mais chances de conquistar novos clientes.

Use e abuse da criatividade para fazer o seu planejamento de marketing e, nunca se esqueça:
“Quem não é visto não é lembrado!”

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Atendimento

Com certeza um grande diferencial para um food truck é o atendimento, afinal, quem não quer ser bem tratado?

Lidar com pessoas às vezes pode ser estressante, mas lembre-se que seu cliente é seu melhor amigo.

Fazer um bom atendimento não é apenas ser educado, é saber o que você está vendendo, saber responder todas as perguntas do seu cliente, mostrar segurança sobre o que você está vendendo e também surpreender seu cliente com o seu produto.

Se esforce cada vez mais para entregar mais do que o cliente espera, não se apegue somente ao limite de um produto, transforme aquele momento em uma experiência única para o seu cliente para que ele realmente conte aos amigos onde foi e como foi!

Conclusão

Muitas pessoas acham que ser proprietário é trabalhar menos! Muito pelo contrário!

Ser dono do seu próprio negócio requer persistência, ousadia e resiliência. Monte um bom plano de negócio e pesquise o mercado que você quer ingressar; leia, estude sobre o seu empreendimento e seja um diferencial.

Conte-nos sua experiência!

Como é na sua visão ingressar nesse mercado? Você já tem um Food Truck? Comente!