Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Food truck: O Empreendedorismo Criativo

Essa moda já pegou

Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Food truck: O Empreendedorismo Criativo

Olá pessoal, tudo bem?

Vocês já pararam para observar a forma como o setor gastronômico acompanha os processos de mudança da sociedade e facilmente se adapta a eles?

Se notarmos o quanto do nosso tempo passamos fora de casa nos movimentando contra o relógio, identificaremos uma série de hábitos de consumo criados diante desse comportamento acelerado!
Por isso, é perceptível o aumento da iniciativa de muitos empreendedores, que ao entenderem o modo de vida do seu público-alvo criaram estabelecimentos gastronômicos móveis na tentativa de solucionar as necessidades encontradas no cotidiano de moradores de médias e grandes cidades.

Estes estabelecimentos mexeram com o tradicional modelo de empreendedorismo, aos poucos alcançam visíveis vantagens competitivas através da performance do atendimento, estrutura e locomoção.

Um bom exemplo

Em 2012 uma moda sobre quatro rodas e carregada de sabores estacionou no Brasil, puxou o freio de mão e se espalhou pelas grandes cidades do país. Desde então, por onde passa faz o maior sucesso entre os mais variados tipos de público, apresentando uma extensa diversidade de opções gastronômicas.

Acredito que vocês já saibam de quem eu estou falando…
Me refiro aos famosos Food Trucks que nada mais são do que veículos equipados com uma cozinha, onde são preparados diferentes tipos de refeições, lanches e/ou bebidas, de acordo com o propósito do empreendimento.

Food truck: O Empreendedorismo Criativo
Foto: Giovani Melo

Logo no início quando essa novidade chegou muitos acreditavam que ela estaria apenas de passagem pelo país, e que não passaria de mais uma “moda a vapor”. Mas com o passar do tempo esta moda ganhou força e visibilidade, e hoje é um nicho de mercado que cresce constantemente ano após ano.
Além de estarem tomando conta das ruas, parques e praças das cidades, os Food Trucks levam ao consumidor uma forma diferente de se relacionar com a gastronomia. Cada veículo é uma atração à parte, principalmente em grandes eventos onde música, cultura, culinária e bebidas se encontram no mesmo ambiente.

Além de ampliar a diversidade cultural gastronômica, tem como objetivo se fazer presente no dia a dia da sociedade, principalmente das grandes metrópoles.

Outro ponto extremamente positivo que faz com que os Food Trucks ganhem destaque é a questão da limpeza, organização e praticidade da cozinha móvel!
Para quem já teve a oportunidade de conhecer pessoalmente o interior desses veículos, saberá do que eu estou falando…

Cada detalhe é cuidadosamente planejado, dentro você encontra: mesas e prateleiras de aço inox, fogões industriais, réchauds, refrigeradores expositores de bebidas e uma variedade de utensílios de cozinhas. Muitos possuem praticamente uma cozinha profissional completa, dificilmente falta algo em seu interior.

Claro que isso não é uma característica apenas desses veículos, muitas lanchonetes, bares e estabelecimentos gastronômicos comercial em geral também possuem cozinhas bem equipadas, e isso de certa forma reflete positivamente nos resultados da empresa. Afinal, o bom fluxo de trabalho que uma cozinha pode oferecer é bastante relevante, pois garante a facilidade e a praticidade no preparo e resulta na agilidade do atendimento.
Independentemente do seu negócio o importante é estar sempre bem preparado, pensar em diversas possibilidades que poderão aparecer em seu dia de trabalho é essencial, pois um atendimento rápido e de boa qualidade é uma das melhores vantagens competitivas que existe e com certeza lhe trará bons resultados.

Essa é apenas uma das mudanças de comportamento que reflete em nosso cotidiano. Se você tem um empreendimento é importante estar sempre atento a essas variações, afinal, empreender, inovar e buscar estar próximo do público-alvo é uma estratégia de relacionamento assertiva.
Enfim, como mencionei no começo da nossa conversa, a forma como nos relacionamos com os clientes vem mudando de tempo em tempo, cabe ao gestor avaliar a melhor maneira de estar cada vez mais presente no cotidiano do seu público.

Daqui a alguns dias, ensinarei passo a passo de como montar uma cozinha profissional, para que você não tenha dúvidas na hora de iniciar ou reformar a sua.

Não perca! Continue acompanhando o Blog! Até breve…