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Empreendedorismo Criativo – Food Truck

Vocês já pararam para observar a forma como o setor gastronômico acompanha os processos de mudança da sociedade e facilmente se adapta a eles?

Vocês já pararam para observar a forma como o setor gastronômico acompanha os processos de mudança da sociedade e facilmente se adapta a eles?

Em todo o mundo, empresas de diversos segmentos tiveram que se adaptar às restrições impostas pela Covid-19 em tempo recorde. Após meses de mudanças, desde restaurantes recebendo menos clientes a estabelecimentos com capacidade reduzida.

Se notarmos o quanto do nosso tempo passamos fora de casa nos movimentando contra o relógio, identificaremos uma série de hábitos de consumo criados diante desse comportamento acelerado.

Por isso, é perceptível o aumento da iniciativa de muitos empreendedores, que ao entenderem o modo de vida do seu público-alvo criaram estabelecimentos gastronômicos móveis na tentativa de solucionar as necessidades encontradas no cotidiano de moradores de médias e grandes cidades.

Estes estabelecimentos mexeram com o tradicional modelo de empreendedorismo, aos poucos alcançam visíveis vantagens competitivas através da performance do atendimento, estrutura e locomoção.

Surgimento do Food Truck

Em 1872, o primeiro food truck apareceu em Providence, EUA. O proprietário, Walter Scott, vendia tortas e sanduíches para operários que precisavam de sanduíches baratos, então os carrinhos eram uma boa escolha.

Até o início de 2000, os food trucks ainda eram conhecidos por ter alimentos baratos e de baixa qualidade. Com a crise econômica de 2008, muitos restaurantes foram forçados a fechar e a situação mudou. Sem escolha, alguns chefs investem nos velhos métodos simplificados de preparação de alimentos.

Em 2008, essa moda sobre quatro rodas e carregada de sabores estacionou no Brasil, puxou o freio de mão e se espalhou pelas grandes cidades do país. O principal atrativo para proprietários é o preço, incluindo o valor do veículo, cozinha e montagem, se tornando um investimento de baixo custo. Desde então, por onde passa faz o maior sucesso entre os mais variados tipos de público, apresentando uma extensa diversidade de opções gastronômicas.

Logo no início quando essa novidade chegou muitos acreditavam que ela estaria apenas de passagem pelo país, e que não passaria de mais uma “moda a vapor”. Mas com o passar do tempo esta moda ganhou força e visibilidade, e hoje é um nicho de mercado que cresce constantemente ano após ano.

Além de estarem tomando conta das ruas, parques e praças das cidades, os Food Trucks levam ao consumidor uma forma diferente de se relacionar com a gastronomia. Cada veículo é uma atração à parte, principalmente em grandes eventos onde música, cultura, culinária e bebidas se encontram no mesmo ambiente.

Além de ampliar a diversidade cultural gastronômica, tem como objetivo se fazer presente no dia a dia da sociedade, principalmente das grandes metrópoles. Outro ponto extremamente positivo, faz com que os Food Trucks ganhem destaque por sua limpeza, organização e praticidade da cozinha móvel.

Cada detalhe é cuidadosamente planejado de acordo com o espaço – mesas e prateleiras de aço inox, fogões industriais, réchauds, refrigeradores expositores de bebidas e uma variedade de utensílios de cozinhas. Muitos possuem praticamente uma cozinha profissional completa, dificilmente falta algo em seu interior.

Claro que isso não é uma característica apenas desses veículos, muitas lanchonetes, bares e estabelecimentos gastronômicos comerciais em geral, também possuem cozinhas bem equipadas, e isso de certa forma reflete positivamente nos resultados da empresa. Afinal, o bom fluxo de trabalho que uma cozinha pode oferecer é bastante relevante, pois garante a facilidade e a praticidade no preparo e resulta na agilidade do atendimento.

Independentemente do seu negócio, o importante é estar sempre bem preparado. Pensar em diversas possibilidades que poderão aparecer em seu dia de trabalho é essencial, pois, um atendimento rápido e de boa qualidade é uma das maiores vantagens competitivas que existem e com certeza lhe trará bons resultados.

Essa é apenas uma das mudanças de comportamento que reflete em nosso cotidiano. Se você tem um empreendimento é importante estar sempre atento a essas variações, afinal, empreender, inovar e buscar estar próximo do público-alvo é uma estratégia de relacionamento assertiva.

Enfim, a forma como nos relacionamos com os clientes vem mudando de tempo em tempo, cabe ao gestor avaliar a melhor maneira de estar cada vez mais presente no cotidiano do seu público.

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