Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Você já conhece a gastronomia molecular e a técnica de “sous-vide”?

Adentre o universo contemporâneo da culinária, descubra a inovação da gastronomia molecular e da técnica sous vide.


No cenário contemporâneo da gastronomia, onde a busca por inovação e experiências únicas se tornou uma constante, as técnicas culinárias evoluíram para atender às demandas de um público cada vez mais exigente . Entre essas abordagens revolucionárias, destacam-se a gastronomia molecular e a técnica sous-vide.

A Gastronomia Molecular:

A gastronomia molecular, uma disciplina científica com mais de 20 anos de existência, mergulha nos fenômenos físico-químicos que ocorrem durante o processo de cocção. Em vez de sobrepor a criatividade do chef, ela atua como uma aliada, proporcionando métodos precisos e uma compreensão mais profunda dos processos de produção.

Gastronomia Molecular e Sous vide 20 02 2024 - Você já conhece a gastronomia molecular e a técnica de "sous-vide"?

Uma das estrelas dessa revolução é a técnica sous-vide, que significa “sob vácuo” em francês. Essa abordagem oferece controle preciso sobre dois fatores cruciais: temperatura e tempo de cozimento. Ao cozinhar em banho-maria com aquecimento constante, os alimentos são preparados de maneira uniforme, desde o interior até as extremidades.

Empregando a técnica sous-vide:

Para empregar a técnica sous-vide, são necessários alguns equipamentos, como sacos plásticos, uma seladora a vácuo, um recipiente para banho-maria e um termocirculador. A seladora a vácuo, além de selar alimentos para cozimento, pode ser útil para preservar a frescura de frios e saladas. Recipientes transparentes e resistentes ao calor, como cubas gastronômicas de policarbonato, são ideais para o banho-maria.

Os benefícios dessa abordagem incluem a preservação dos sabores, aromas e vitaminas naturais dos alimentos. Ao contrário dos métodos tradicionais, onde nutrientes e sabores podem ser perdidos na água ou no ar, a técnica sous-vide mantém esses elementos concentrados no produto final. Além disso, possibilita a criação de uma variedade de texturas e sabores, garantindo um cozimento uniforme e preciso.

Inovação da Gastronomia Molecular:

Em um mundo onde a inovação na culinária é mais do que bem-vinda, a gastronomia molecular e a técnica sous-vide se destacam como ferramentas essenciais para chefs que buscam surpreender seus clientes com experiências sensoriais únicas e sabores aprimorados.

Gastronomia Molecular e Sous vide 20 02 2024 02 - Você já conhece a gastronomia molecular e a técnica de "sous-vide"?

Inovar na cozinha é uma jornada emocionante, e a Loja Brazil está aqui para apoiar cada passo do seu caminho gastronômico. Temos uma variedade de produtos em aço inoxidável, como móveis, bancadas, mesas, estantes, carrinhos de serviços e itens sob medida.

Conecte-se conosco assinando nossa NewsLetter para receber dicas, receitas e as últimas novidades do universo gastronômico.

Siga-nos nas Redes Sociais para estar sempre atualizado sobre promoções exclusivas, conteúdos e interações com nossa comunidade de apaixonados por culinária.