Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

O inverno e seus sabores

Receitas de inverno para servir no réchaud

Receitas de inverno para servir no réchaud

Com a chegada do inverno nada melhor do que vestir roupas bem quentinhas e aproveitar para comer alguns pratos que só são possíveis de aproveitar com o frio. Bebidas quentes, sopas e caldos são receitas de encher a boca d’água e fazer qualquer um feliz na estação mais fria do ano.

Se no verão gostamos das bebidas geladas e comidas mais leves para dar aquela refrescada no calor, no inverno queremos aproveitar as comidas quentes e mais consistentes, porque além de serem muito boas, elas ajudam a manter o corpo mais aquecido.

É a hora de colocar a mão na massa para fazer as deliciosas receitas de inverno para curtir a estação e ficar bem quentinho.
Seguem as nossas dicas!

Caldo verde

O caldo verde é uma sopa de couve, típica da Região do Norte de Portugal e que também é muito conhecida nos países povoados pelos portugueses, como o Brasil. É uma sopa medianamente espessa e de cor predominantemente verde, uma vez que a couve é cortada em tiras bem finas. Foi nomeada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Ingredientes

500 g de batata descascada
300 g de linguiça tipo paio
1,25 L de caldo de carne
1/2 cebola
150 g de couve-manteiga fatiada bem fininha
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Em uma panela média, coloque o caldo de carne e leve ao fogo alto até ferver. Enquanto o caldo está no fogo, descasque as batatas e a cebola e corte em pedaços.

Em seguida, coloque as batatas e a cebola dentro do caldo de carne. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, ou até que as batatas e a cebola estejam macias.

Enquanto as batatas e a cebola cozinham, lave muito bem as folhas de couve sob água corrente. Numa tábua, coloque as folhas umas sobre as outras. Enrole como se estivesse fazendo um charuto. Com uma faca afiada, corte a couve em tiras bem fininhas. Despreze os talos. Reserve.

Com a ajuda de uma escumadeira, retire as batatas do fogo e transfira para um liquidificador. Bata em velocidade alta por 1 minuto ou até que obter um creme homogêneo. Volte o creme batido à panela com o caldo do cozimento e leve ao fogo baixo para cozinhar.

Numa panela média coloque água para ferver. A seguir, acrescente as linguiças e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire-as da água, coloque sobre uma tábua e corte em rodelas finas.

Adicione as rodelas de linguiça e a couve fatiada ao creme de batatas e deixe cozinhar por 2 minutos. Verifique o sal e a pimenta.

Retire o caldo do fogo, transfira para um réchaud e sirva bem quente.

Vaca atolada

A vaca atolada é um prato típico da comida caipira, tendo como principais ingredientes a costela bovina e a mandioca, muito popular nos estados como Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Ingredientes

1 kg de costela bovina em pedaços
2 dentes de alho picados
Sal a gosto
Suco de 1 limão
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas cortadas em tiras
3 tomates sem pele e sem sementes picados
2 folhas de louro
1 cubo de caldo de costela
2 litros de água quente
1 colher (sopa) de colorau
1 kg de mandioca descascada e cortada em pedaços
Pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada

Modo de preparo

Tempere a costela com o alho, o sal e o suco de limão. Aqueça o azeite de oliva em uma panela grande (se quiser acelerar o processo utilize uma panela de pressão) e frite a costela, virando-a de vez em quando, até que fique dourada por inteiro.

Junte a cebola e murche-a. Na sequência, coloque o tomate e misture. Acrescente o louro, o caldo de costela, parte da água e misture. Deixe cozinhar até que a carne esteja macia.

Junte o colorau, a mandioca, o restante da água quente, misture e deixe cozinhar até que a costela e a mandioca estejam bem macias. Acerte o sal, acrescente a pimenta-do-reino, a salsinha, a cebolinha. Preferencialmente sirva em um réchaud para mantê-lo quente, pois quando esfria a carne tende a ficar dura e o caldo a secar.

Gostou dessas dicas para o inverno? Assine nossa newsletter e receba semanalmente uma nova notícia, dica ou novidade sobre o mundo da Gastronomia e do Empreendedorismo.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não hesite em nos questionar nos comentários.