Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Confira lista completa de equipamentos para hamburgueria gourmet!

Diferentemente dos fast-foods a hamburgueria gourmet têm a proposta de fornecer um produto de alta de qualidade! Saiba mais!

É inegável a explosão de opções gourmet no mercado de alimentação nos último anos. Nesse cenário de crescimento, há um segmento que caiu no gosto do brasileiro e está se expandindo rapidamente por todo o país: as hamburguerias gourmet.

Diferentemente do que oferecem as grandes redes de fast-food ou as tradicionais lanchonetes de bairro, as hamburguerias gourmet têm a proposta de fornecer um produto de alta de qualidade, com ingredientes selecionados e um serviço diferenciado.

A ideia é não trabalhar com nada que seja industrializado ou processado: são pães artesanais, molhos feitos no próprio estabelecimento, hambúrgueres preparados com blends de carnes de primeira qualidade, verduras orgânicas, enfim, o objetivo é criar um produto com sabor e aparência únicos.

Entenda o mercado de hamburguerias

A sensação que temos ao circular nas ruas e termos a impressão de encontrarmos hamburguerias por todo os lados se confirma nos números. Os últimos levantamentos do setor mostram estatísticas expressivas e um mercado promissor.

Para se ter uma ideia, o Brasil está entre os 10 maiores consumidores de hambúrguer do mundo. Só na cidade e São Paulo são mais de 300 estabelecimentos do tipo. Literalmente juntando a fome à vontade de comer, essa demanda fez com que o setor faturasse cerca de R$ 11 bilhões nos últimos anos, com crescimento anual que chega a superar os 14%.

Além disso, há outro importante fator nessa equação: o mercado de alimentação raramente é afetado por crises. Isso torna o investimento em hamburguerias muito interessante e com boas chances de se obter alta rentabilidade.

Qual a estrutura ideal para uma hamburgueria?

Em um estabelecimento que trabalha com comidas e bebidas, existem três espaços imprescindíveis. São eles:

Cozinha

É o coração da hamburgueria. Deve ser um ambiente funcional e bem planejado, com espaço suficiente para garantir que os funcionários possam realizar suas funções com bom fluxo, sem problemas e riscos.

Além disso, é na cozinha que são manipulados todos os alimentos que serão servidos aos clientes. Desse modo, deve ser um lugar extremamente limpo e organizado, e, sempre que possível, em conformidade com as normas e regulamentações da Anvisa sobre higiene e segurança.

Salão de atendimento

É o cartão de visitas do estabelecimento. Deve possuir um projeto que preze pelo bom aproveitamento do espaço e pela organização, facilitando o deslocamento de garçons e clientes.

No mercado gourmet, os cuidados com o salão devem ser ainda maiores, uma vez que o foco é justamente oferecer uma experiência diferenciada ao consumidor, indo muito além da comida e fornecendo um espaço aconchegante e convidativo.

Depósito de alimentos

É o local onde serão armazenados todos os insumos que serão utilizados no dia a dia da hamburgueria – refrigerados ou não.

O depósito deve ser limpo, seco e fresco. Para isso, é importante consultar as normas da Anvisa e certificar-se que o espaço cumpra todos as medidas de higiene e segurança preconizadas pelo órgão, garantindo o bom estado de conservação dos alimentos, a inexistência de pragas e, acima de tudo, a qualidade dos produtos e a saúde do cliente.

Lista de equipamentos essenciais para montar uma hamburgueria

Alguns equipamentos são fundamentais para garantir o bom funcionamento de uma hamburgueria. Cada um dos ambientes que citamos acima tem sua própria checklist de itens indispensáveis. Confira:

Equipamentos para a cozinha

Invista em materiais de qualidade. Além de evitarem trocas constantes e, com isso, trazerem economia, a escolha de produtos de primeira linha garante também a saúde dos consumidores.

Os principais itens para a cozinha são:

  • Utensílios: talheres em geral, panelas, travessas, bowls, potes e tábuas de corte.

  • Eletrodomésticos e outros equipamentos: fogão, liquidificador, mixer, geladeira, espremedor de suco, fritadeira, chapa, moedor de carne, coifas e exaustores.

  • Mobiliário: mesas de preparo, ilhas refrigeradas, balcões com cuba e prateleiras.

Equipamentos para o salão

São itens básicos para o atendimento ao cliente e também para o serviço de bebidas.

Os equipamentos vão variar de acordo com o porte e a demanda do estabelecimento, mas são imprescindíveis:

  • Utensílios: talheres em geral, copos para diferentes tipos de bebidas, taças variadas, canecas, pratos e bandejas.

  • Eletrodomésticos: refrigerador, máquina de gelo, chopeira, expositor de bebidas.

  • Mobiliário: mesas, cadeiras, balcões, banquetas, pufes e sofás.

Equipamentos para o depósito

Pense em tudo o que você vai precisar para armazenar corretamente todos os tipos de insumos com que você trabalha no dia a dia da hamburgueria, dos alimentos secos àqueles que devem ser mantidos refrigerados.

Coisas que não podem faltar:

  • Mobiliário: prateleiras e armários.

  • Eletrodomésticos: geladeiras, freezer, refrigerador e, se for o caso, câmara fria.

Considerações extras

Contar com uma boa estrutura e um ambiente aconchegante e bem planejado são fundamentais para que a sua hamburgueria gourmet dê certo. Porém, em um mercado tão competitivo e em franca expansão, algumas medidas a mais podem fazer toda a diferença no sucesso do estabelecimento terá junto ao público.

Em primeiro lugar, escolha com muito cuidado o local em que a hamburgueria será instalada. Procure pontos com bom fluxo de pessoas, como em áreas comerciais ou próximo a universidades, por exemplo.

Faça uma pesquisa no bairro para entender as necessidades e os horários do público que circula por ali, e não esqueça de averiguar questões relacionadas à segurança.

Outro ponto fundamental é como será feita a divulgação da sua empresa. Para uma estratégia de sucesso, nos dias de hoje é fundamental manter um perfil ativo nas principais redes sociais, como Twitter, Facebook e, principalmente, Instagram. Elas são ferramentas muito importantes na divulgação de ações e promoções, além de mostrar os diferenciais da hamburgueria e gerar engajamento do público.

Não esqueça de manter um site sempre atualizado e funcionando, e mantenha as informações em serviços como WhatsApp Business e Google Meu Negócio sempre em dia, fornecendo telefone, endereço, horário de funcionamento, fotos, etc.

Por fim, sempre preze pela qualidade em todas as esferas: mantenha o local sempre limpo, treine a equipe para fornecer um atendimento de máxima qualidade e prepare tudo com atenção e carinho. Um cliente que é bem atendido tem muito mais chances de retornar à sua hamburgueria.

Curtiu o conteúdo? Não esqueça de compartilhar conosco suas experiência, opiniões e sugestões. Aproveite e assine a nossa Newsletter para ficar por dentro de todas as nossas novidades!