Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Liquidificadores industriais: tipos e uso indicado de cada um

Veja quais são os tipos existentes de liquidificadores industriais e quais se encaixam melhor no estilo e necessidade da sua cozinha.

Nenhuma cozinha dispensa um liquidificador.

Ele é um equipamento versátil que permite o preparo de diversos alimentos de líquidos a pastosos, ainda mais pensando nas diferentes versões de liquidificadores industriais.

O liquidificador tem sua presença requisitada tanto nas cozinhas residenciais, onde é utilizado para o preparo de pouca quantidade de sucos, sopas e molhos, quanto nas cozinhas industriais, onde trabalha por mais tempo e mais intensamente.

O que muita gente não sabe é que não existem só as diferenças entre liquidificador doméstico e liquidificador industrial.

Na versão industrial existem duas categorias que quando ignoradas podem até comprometer a vida útil do equipamento.

Existem modelos diferentes para o preparo de alimentos mais líquidos e outro para os mais pastosos, o que ajuda a não prejudicar o bom funcionamento do seu liquidificador.

Veja quais são as diferenças!

Diferenças entre os liquidificadores industriais e domésticos

Liq. industriais

Os liquidificadores de uso doméstico não foram projetados para uso continuado.

Eles possuem motores e sistemas de rotação de hélices mais frágeis, podendo se desgastar caso usados no lugar dos industriais.

Resumindo, eles não possuem a resistência necessária para o uso em restaurantes, bares e casas de suco que possuem demanda muito maior do que residências.

Os liquidificadores industriais costumam ser feitos de material mais resistente, conferindo maior durabilidade.

A maioria é feita de aço inox, mais fáceis de limpar e evitando a transferência de resíduos de alimentos anteriores, como é o caso do plástico, por exemplo.

Outro pontos importantes sobre os liquidificadores industriais:

  • A voltagem pode variar entre 110V, 220V e até bivolts;
  • A capacidade de volume pode variar de 1,5L, para menores quantidades, como sucos, até 25L, ideais para massas e maior quantidade de preparo;
  • Eles mais resistentes em tudo: lâminas e material externo; quando são de aço inox, resistem a mudanças bruscas de temperatura e também ao atrito;

O que considerar ao montar a cozinha industrial

A cozinha industrial tem algumas exigências para que a eficiência seja a melhor possível.

Muitos equipamentos são planejados para suprir a maior demanda, a grande quantidade de alimentos preparados e a maior durabilidade de cada um deles.

Já falamos sobre o fogão industrial e sobre todo o planejamento necessário ao montar uma cozinha industrial.

O liquidificador industrial está incluso neste planejamento necessário para que não existam surpresas no futuro ao se achar que está economizando colocando equipamentos domésticos na cozinha do seu restaurante.

Liquidificador industrial de alta rotação versus de baixa rotação

Agora entrando nos maiores detalhes de cada tipo de liquidificador industrial, temos os dois tipos que envolvem velocidade e força.

Alta rotação

  • Maior velocidade
  • Menos força
  • Ideal para alimentos mais líquidos: sucos, vitaminas e shakes
  • É usado mais constantemente e em porções menores

Baixa rotação

  • Menor velocidade
  • Maior força
  • Ideal para alimentos mais pastosos: sopas, molhos, massas de tortas e bolos, açaí, maionese caseira, etc.
  • Maiores quantidades e menor frequência

—–

Tenha sempre em mente que estes equipamentos servem para misturar líquidos com sólidos, não servindo como processador de alimentos, que tritura alimentos sólidos sozinhos.

É muito importante conservar bem o seu liquidificador, seja ele qual for, sabendo o que usar em cada um.

Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro e pode ter o mesmo equipamento durante muito tempo.

Agora que você já conhece os tipos de liquidificadores industriais, a diferença entre eles e suas indicações de uso, confira todos os modelos de liquidificadores industriais disponíveis na Loja Brazil, que tem os melhores preços do mercado para você turbinar seu estabelecimento!