Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Gastronomia na mídia: MasterChef

Programas de culinária são transmitidos na TV há muitos anos. No entanto, com o tempo, eles diversificaram, cobriram um público maior e adotaram uma nova linguagem. Expressões como cozinha gourmet, cozinha prática, cozinha funcional e cozinha saudável passaram a refletir a diversidade de estilos de vida e valores sociais.

A culinária também se tornou presente nos realitys shows, e é vista até mesmo por pessoas que não possuem o hábito de cozinhar. Por sua vez, as redes sociais não só falam com esses programas, mas também abrem a possibilidade de mais e mais pessoas mostrarem suas receitas. Agora basta ligar a televisão ou acessar a internet para aprender e apreciar.

masterchef brasil 877183 - Gastronomia na mídia: MasterChef

MasterChef – Tempere o seu dia com boas informações

O programa é apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão e os jurados são os chefs Henrique Fogaça, Érick Jacquin e substituindo Paola Carosella, a chef Helena Rizzo. A primeira temporada estreou em 2 de setembro de 2014 e vai para a oitava temporada em 2021. O programa é transmitido para diversos países. O fato de transmitir uma competição culinária na televisão, possibilita ao telespectador aprender muitas coisas interessantes, pois os chefs estão sempre dando algumas dicas e instruções. Além das receitas, aprender a organizar melhor os utensílios de cozinha (isso faz bastante diferença na hora de cozinhar), também a ter mais cuidado na hora de preparar um prato, conservar melhor os alimentos, escolher equipamentos adequados, entre outros.

Destaque nas redes

Na era em que vivemos, entre mídias e convergências, a Internet e as redes sociais são ferramentas poderosas de divulgação de informações e conteúdos. O poder que exercem está diretamente relacionado à sua influência global, além de um acesso mais conveniente, como por meio de dispositivos móveis.

O MasterChef Brasil é um programa de TV e grande parte de seu sucesso está ligado às redes sociais (principalmente Twitter). A rede social oficial do programa acompanha a transmissão ao vivo, postando fotos e GIFs, tudo em tempo real para o público a partir do conteúdo veiculado. No entanto, o principal responsável pela divulgação do programa é o próprio público.

Durante a transmissão do MasterChef Brasil, o Twitter quase não fala sobre outra coisa. Sabendo disso, os editores sempre colocam um “contador de hashtags” no canto da tela, o que mostra que a tag oficial “#MasterChefBR” está sendo citada milhares de vezes no decorrer do programa.

Lógico que a intenção de alguns programas, como a do MasterChef, é alavancar a audiência prendendo a atenção do telespectador ao testar habilidades, técnicas e os conhecimentos dos participantes que são colocados a prova.

Porém, essa repercussão em torno da gastronomia vem aumentando gradativamente durante esses últimos anos, isso nos mostra que estamos no caminho certo. Afinal, todos os segmentos gastronômicos pegam carona e desfrutam dessa visibilidade que está sendo proporcionada.

Além dos programas de televisão, inúmeros blogs, sites, revistas e até mesmo programas de rádio trazem conteúdos voltados a culinária alertando e informando sobre cuidados que devemos ter com a nossa alimentação.

Estamos passando por um período, onde as pessoas estão aprendendo a usar as ferramentas tecnológicas a favor da saúde no dia a dia. Atualmente, existem até mesmo aplicativos para smartphones que dão dicas de alimentação e controlam a saúde do usuário de acordo com a sua rotina.

Colocando a tampa na panela!
O que devemos fazer é nos servirmos dessas informações que enriquecem o nosso segmento e temperarmos o nosso cotidiano com as saudáveis delícias que aprendemos a preparar!

Fique por dentro do setor gastronômico acompanhando nossos conteúdos nas redes sociais.

28.04b - Gastronomia na mídia: MasterChef