Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Como montar uma mesa de frios? Confira o passo a passo!

A mesa de frios segue sendo um atrativo atemporal e obrigatório. Confira como montar uma!

Não importa a ocasião: seja em um buffet de restaurante e churrascaria ou em eventos particulares e empresariais, a mesa de frios segue sendo um atrativo atemporal e obrigatório.

Versátil, ela pode ser montada de diferentes formas, de acordo com o evento e de modo que atenda a todos os gostos, inclusive convidados com possíveis restrições alimentares, como intolerantes a lactose, veganos, vegetarianos e celíacos, por exemplo.

Independentemente da ocasião e do estilo escolhido, é possível seguir um passo a passo básico de como montar uma mesa de frios diversa e que agrade a todos.

1º passo: Itens e observações necessárias

Antes de pensar nos tipos de frios que serão servidos, é preciso pensar na estrutura necessária para que os convidados possam se servir e comer.

Sendo assim, não esqueça do essencial: talheres, pratos, palitos para petiscos, guardanapos e outros utensílios que julgar necessários.

A decoração também deve ser pensada nesta etapa. Frutas e flores complementam muito bem a variedade de cores que uma tábua de frio traz à mesa.

Aqui, porém, é importante tomar cuidado com a posição dos arranjos, dispondo-os de maneira que não atrapalhe as pessoas que estão se servindo.

Ainda pensando nas cores, caso opte por colocar toalhas sobre as mesas, prefira opções de tons mais neutros e sóbrios, destacando ainda mais a cor dos alimentos.

Não esqueça também de dispor as opções de uma maneira que faça sentido. Por exemplo: embutidos devem ficar próximos aos queijos, bem como as torradas devem ficar perto das pastas e dos patês.

Por fim, é preciso ficar atento ao tempo de exposição dos alimentos à mesa. Lembre-se de que se trata de comidas altamente perecíveis.

Sendo assim, caso o evento esteja programado para se estender por um período mais longo de tempo, é interessante evitar alguns tipos de alimentos, como molhos a base de maionese, por exemplo. Além disso, considere dispor uma quantidade menor de comida e repô-la apenas quando necessário.

2º passo: Defina os frios que serão utilizados

Tomados todos os cuidados preliminares, é hora de escolher as opções que serão servidas aos convidados.

Como comentamos, é importante colocar à mesa alimentos que atendam a todo tipo de paladar.

Nesse sentido, além dos queijos e dos embutidos, pense em alternativas como picles, ovos de codorna, azeitonas, cogumelos, mini batatas, cebola em conserva, tomates secos, entre outros.

A escolha dos alimentos também vai variar de acordo com a ocasião. Para eventos empresariais mais descontraídos, por exemplo, pode-se optar por queijos e embutidos mais simples.

Por outro lado, um casamento ou um jantar de formatura pedem opções mais requintadas.

Para montar uma mesa de frios, algumas sugestões são:

  • Carnes e embutidos: carpaccio, salame, copa, presunto cru, lombo canadense e peito de peru.

  • Queijos: cheddar, parmesão, provolone, gouda, muçarela de búfala, gorgonzola e brie.

  • Acompanhamentos: pães ou torradas, patês e pastas.

  • Conservas: picles, azeitona preta, azeitona verde, ovos de codorna e champignon.

3º passo: Faço o cálculo de quantidade por pessoa

De uma maneira geral, deve-se calcular uma média entre 150 e 200 gramas de frios por convidado.

Caso decida servir pães e torradas como acompanhamento, considere 100 gramas desses alimentos por pessoa.

Portanto, para um evento com 50 convidados, será preciso cerca de 10 quilos de frios diversos e, aproximadamente, 5 quilos de pães ou torradas.

Vale ainda destacar que, caso a festa conte com a presença crianças, o cálculo pode permanecer o mesmo, pois geralmente há um equilíbrio entre a quantidade de comida que elas e os adultos consomem.

4º passo: Monte suas tábuas de frios

Uma ideia muito utilizada para a montagem da tábua de frios é começar de dentro para fora, colocando os alimentos que possuem tonalidades mais escuras no centro e os mais claros nas extremidades, formando um degradê.

Por exemplo: comece com opções como salame e copa, passe para os embutidos mais claros e finalize com os queijos. No centro, coloque frutas ou conservas.

Caso prefira, outra opção é montar diferentes tábuas para cada tipo de alimento, separando algumas somente para queijos e outras apenas para os embutidos.

Outra dica interessante é fazer pequenos rolinhos com os alimentos fatiados, pois isso evita que uma faria grude na outra, o que dificultaria o serviço dos convidados.

Já para os queijos, é interessante cortá-los em cubinhos. Para aqueles com sabor menos intenso, como muçarela, prato ou minas, uma boa ideia é regá-los com um pouco azeite de oliva e temperá-los com orégano.

Viu só? Montar uma tábua de frios não é uma tarefa complicada.

É preciso estar atento, principalmente, ao tipo de evento, pois cada ocasião pede uma decoração e um cardápio diferente, variando do mais rústico ao mais chique, do mais descontraído ao mais formal.

Gostou do texto de hoje?

Então assine nossa Newsletter para ficar por dentro das nossas novidades.

Caso tenha alguma dica ou sugestão, deixe-nos um comentário!