Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Panela certa é a que faz comida boa

Panela certa é a que faz comida boa

Olá pessoal!

Hoje vamos falar de um assunto muito importante na cozinha: panelas!

Ferro, aço inox, alumínio, cobre, barro, cerâmica…Estes são apenas alguns dos materiais utilizados na fabricação de panelas.
Mas qual é a melhor escolha diante de tais opções?

Não existe a melhor panela, e sim a mais adequada para cada tipo de preparação.
Listamos abaixo características de alguns materiais para auxiliar na escolha da panela ideal para sua receita.

Afinal, “panela certa é a que faz comida boa”!

PANELAS DE ALUMÍNIO

Vantagens: São práticas, leves e têm uma boa condutividade térmica (distribuem bem o calor).

Desvantagens: É importante evitar o preparo de receitas que contenham muita acidez ou levem muito sal. Esses agentes fazem com que resíduos se desprendam da panela.

Cuidados: Para que não causem danos à saúde deve-se retirar o alimento delas ainda quentes, nunca levar à geladeira com alimentos e não usar produtos que arranhem a sua superfície.

Indicações: São boas em frituras por imersão. Panelas de alumínio fundido são porosas por dentro. Grudam menos, douram carne com facilidade e são ideais para fazer doces.

Panela de Alumínio Cambe

PANELA DE ALUMÍNIO ANTIADERENTE

Vantagens: São fáceis de lavar já que o revestimento antiaderente impede que os alimentos grudem com facilidade. Também são leves e de fácil manuseio.

Desvantagens: Não servem para o preparo de doces e caldas ou cozimentos longos. Quando riscadas devem ser descartadas porque o material antiaderente se desprenderá no alimento.

Cuidados: Para conservá-las evite levar ao fogo sem alimento. Não suportam altíssimas temperaturas por muito tempo e detergentes abrasivos. É importante ter colheres, conchas e escumadeiras que não agridam o material antiaderente: silicone, madeira, plástico. Jamais ferro, alumínio ou aço.

Indicações: Por serem revestidas são indicadas para preparo de receitas onde não se deseja acrescentar gordura como aquele filezinho de peixe magro, uma omelete ou cozimentos rápidos como legumes salteados.

Panela Frigideira Alumínio Antiaderente Brascool

PANELA DE FERRO FUNDIDO

Vantagens: Conservam a temperatura e são esteticamente muito simpáticas, dando à mesa aquele charme da fazenda. Conduzem o calor de forma uniforme e as que não são revestidas passam ferro para os alimentos auxiliando no combate a anemia.

Desvantagens: As esmaltadas lascam com certa facilidade e uma vez lascadas, devem ser dispensadas. São extremamente pesadas por isso, não são tão práticas para o dia a dia.

Cuidados: Precisam ser guardadas muito secas para que não enferrujem ou com untadas com uma fina camada de óleo. Prefira as com cabo de madeira, isso facilita na hora de segurar a panela quente.

Indicações: Cozidos que exigem um longo tempo de cozimento, já que retêm muito calor.

Panela Ferro Fundido Hércules

PANELA DE AÇO INOX

Vantagens: São consideradas eternas, já que não oxidam. As favoritas dos chefs pela beleza, durabilidade e fácil higienização. Podem ir a lavadoras e são excelentes na distribuição de calor.

Desvantagens: Necessitam de atenção e cuidados certos com a limpeza. Tendem a escurecer com o tempo e podem começar a liberar o níquel, quando presente em sua composição, nos alimentos se não forem cuidadas da maneira correta. Não servem para fritura pois aquecem muito rapidamente.

Cuidados: Não devem ser usadas para fritura em imersão porque ficam muito quentes, queimando o óleo. Uma opção que pode solucionar bem é a de aço inox combinado ao alumínio na parte externa: um bom condutor de calor mais um material resistente e anticorrosivo.

Indicações: São boas para cozidos, refogados, caldos, cozimentos de massas, molhos e outros preparos que exigem muito calor e cozimentos rápido.

Panela Aço Inox Brascool


A escolha da panela influencia diretamente na preparação dos alimentos e pode fazer toda a diferença no resultado final de sua receita.

Agora que você já conhece as opções, escolha a panela certa e faça aquela comidinha especial para sua família e amigos.

Ah, e não esqueça de deixar suas dúvidas ou sugestões em nosso Blog! Teremos o maior prazer em respondê-las.