Personal Chef
Cada vez mais pessoas se preocupam e cuidam da sua alimentação. Aliás, mais do que ter hábitos mais saudáveis, o interesse por viver novas e diferenciadas experiências é o que leva muita gente a se interessar pela culinária.
Não à toa, a Gastronomia se tornou uma das profissões mais procuradas no País.
Nesse cenário de alta demanda e em um mercado em que os consumidores prezam cada vez mais pela exclusividade, uma profissão está em destaque: o personal chef.
O que faz um personal chef?
Personal chef é o profissional da área da Gastronomia que presta serviços personalizados a clientes que buscam um atendimento exclusivo no preparo de suas refeições.
Nesse sentido, ele pode atuar em diferentes frentes, sempre tendo como prioridade oferecer uma gastronomia diferenciada e de qualidade.
Dentre as opções de atuação, o profissional pode atender a eventos pontuais, como festas de casamento e aniversários.
No entanto, atualmente, a maior demanda talvez seja no atendimento a pessoas que não têm tempo para preparar suas refeições, mas que não abrem mão de uma alimentação equilibrada e de qualidade.
Nesses casos, o personal chef pode atuar diariamente na casa dos clientes, preparando jantares e almoços, bem como realizar trabalhos semanais, cozinhando todas as refeições que serão consumidas ao longo da semana de uma só vez.
Personal chef: por onde e como começar?
Não há um curso específico para a formação de personal chef.
A maioria dos profissionais da área são formados em Gastronomia ou são pessoas que trabalham já há algum tempo na área e desejam mudar de ares.
Seja qual for o caso, alguns passos são fundamentais para quem deseja seguir essa profissão:
Prestar um atendimento de qualidade
Em um mercado tão concorrido, prestar um atendimento de qualidade é primordial.
Vale lembrar que, de uma maneira geral, o personal chef trabalha sozinho, sendo o responsável por todas as etapas de venda, negociação e realização do serviço em si.
Sendo assim, é importante estabelecer uma boa comunicação com os clientes, disponibilizando diferentes formas de contato, como e-mail, WhatsApp e telefone, respondendo-os o mais prontamente possível.
Fazer um bom networking
Para quem está começando, o boca a boca é fundamental. Nesse sentido, o personal chef deve sempre manter sua lista de contatos atualizada em em constante expansão, além de aproveitar cada evento para conseguir novas indicações e fechar novos negócios.
Utilizar as mídias sociais
Infelizmente, não é possível viver apenas de indicações.
É preciso que o personal chef saiba utilizar as redes sociais ao seu favor, mantendo-as sempre atualizadas e adotando estratégias de marketing digital para aumentar seu alcance e estabelecer sua marca.
Para quem trabalha com comida, Instagram e Facebook são fundamentais, sempre subindo boas fotos dos preparos, além de divulgar dicas de ingredientes, alimentação saudável, entre outros temas interessantes.
Conhecer bem o cliente
O personal chef deve conhecer seu cliente e entender seus hábitos alimentares.
Muitos profissionais cometem o erro de tentar impor suas próprias preferências no cardápio. No entanto, é preciso prestar atenção ao gosto de cada pessoa e respeitá-lo.
Nesse sentido, também é importante estar atento a quaisquer restrições alimentares.
Clientes com intolerâncias e alergias a algum ingrediente, como glúten e lactose, bem como pessoas com opções alimentares diversas, como veganos e vegetarianos, merecem uma atenção especial.
Investir em bons equipamentos
Muitas vezes, o personal chef não utiliza os utensílios de cozinha do cliente e deve suas próprias coisas.
Sendo assim, é fundamental que o profissional tenha equipamentos de qualidade, que garantam a prestação de um serviço de excelência, evitando possíveis problemas e constrangimentos.
O investimento inicial para se tornar um personal chef é relativamente baixo.
Por isso, vale a pena aproveitar e investir em bons utensílios para o dia a dia, pensando também na imagem que será passada ao cliente.
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