Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Você sabe qual o melhor pote para guardar alimentos? Confira!

Materiais mais comuns de serem encontrados no mercado são o inox, o plástico e o vidro. Mas quais são os pontos fortes e fracos de cada um?

No dia a dia de uma cozinha, industrial ou até mesmo caseira, sempre sobra um pouco de comida no final do dia e que deve ser guardada.

Em casa, são os restos de refeição que podem ser consumidos no dia seguinte. Já em bares e restaurantes, normalmente são insumos básicos para a preparação dos pratos e que não precisam ser descartados imediatamente.

Em estabelecimentos de comida e bebida, por uma questão de praticidade e para dar mais agilidade às preparações, muitos alimentos são mantidos já porcionados e separados – congelados ou não.

Pensando nisso, é preciso contar com recipientes adequados para esse armazenamento, sempre prestando muita atenção ao material com que são feitos.

Em uma cozinha industrial, a higiene é a prioridade número um e a matéria-prima de potes, vasilhas e outros recipientes influenciam diretamente no risco de contaminação cruzada entre alimentos e a possibilidade de doenças e outros problemas de saúde.

Dessa maneira, é preciso saber qual o melhor pote para o seu estabelecimento.

Tipos de material: vantagens e desvantagens

Os materiais mais comuns de serem encontrados no mercado são o inox, o plástico e o vidro. Mas quais são os pontos fortes e fracos de cada um?

Potes de Plástico

Trata-se, certamente, do material mais em conta dos três. Porém, as vantagens não vão muito além disso.

O plástico é o modelo com menor durabilidade entre os três. Além de quebrar com facilidade, esse material tende a impregnar-se com o cheiro, a cor e o gosto dos alimentos que foram armazenados, especialmente quando aquecido.

Aliás, é aí que está a sua grande desvantagem: dependendo da sua composição, quando submetido a temperaturas mais elevadas, o plástico pode liberar compostos químicos nocivos à saúde, o que trataremos mais adiante.

Outro ponto negativo é que, dependendo do utensílio que foi utilizado na limpeza, os potes de plástico podem ficar com ranhuras e cortes, o que favorece o acúmulo e proliferação de bactérias e outros microrganismos.

Os recipientes plásticos, porém, são ótimas opções para armazenar alimentos secos, como sementes e grãos, desde que higienizados e conservados corretamente.

Potes de Inox

O inox talvez seja o material mais indicado para ser utilizado em cozinhas profissionais.

Isso porque o metal não possui nenhuma das desvantagens do plástico.

Ou seja, não pega as características dos alimentos que armazena, é fácil de higienizar e, principalmente, é resistente a impactos e não quebra – o que reduz gastos com a substituição constante e evita acidentes.

As grandes desvantagens dos recipientes e potes de inox é que eles não podem ser aquecidos no microondas e apresentam custo bem mais elevado quando comparado ao vidro e, especialmente, ao plástico.

Potes de Vidro

O grande ponto forte desse material é o fato de ser inerte: não reage nem química nem biologicamente com os alimentos, além de não liberar qualquer substância nociva quando submetido ao calor.

Além disso, o vidro também não pega gosto, cor ou odor, pode ser aquecido e não apresenta problemas em relação à sua higienização.

Os pontos negativos ficam por conta da fragilidade a impactos e ao choque térmico e também ao peso dos recipientes.

Recipientes de plástico fazem mal à saúde?

Como comentamos, dependendo de como são produzidos e a que níveis de calor são submetidos, os potes de plásticos podem ser prejudiciais à saúde.

Isso deve ao fato de alguns recipientes possuírem em sua composição uma substância chamada Bisfenol A (ou BPA).

De acordo com pesquisas recentes, esse composto vem sendo relacionado a diversos problemas de saúde, como desequilíbrios hormonais, infertilidade, mutações no sistema reprodutivo e até mesmo a alguns tipos de câncer.

Felizmente, o uso do Bisfenol A para a fabricação de utensílios de plásticos destinados ao armazenamento de alimentos foi proibido no Brasil em 2012.

Mesmo assim, na hora da compra, sempre verifique a etiqueta ou a parte inferior dos potes e recipientes e consulte a sua composição.

Como dissemos, o plástico segue sendo um material seguro para o acondicionamento de comidas secas e que não precisem ser aquecidas, como alimentos em pó, grãos e sementes.

Gostou deste conteúdo?

Para receber todas as nossas novidades, assine agora mesmo a nossa Newsletter.

E não se esqueça de compartilhar conosco suas experiências e opiniões: deixe-nos um comentário!