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Ideia de promoções para lanchonetes: veja como fazer as suas!

Promoções para lanchonetes! Veja quais promoções usar em sua lanchonete para alavancar as vendas e atingir o objetivo de ter mais clientes.

Depois de anos de recessão, a economia do Brasil começa a mostrar os primeiros sinais de recuperação.

Porém, contrariando as previsões mais otimistas, a volta do crescimento está se dando de forma muito lenta e frágil e cresce a desconfiança do brasileiro em relação aos rumos da economia.

Todo esse cenário gera mudanças no comportamento do consumidor, que começa a se preocupar mais em poupar e em cortar gastos considerados desnecessários, como é o caso da alimentação fora de casa.

Nesse contexto, é necessário que bares, restaurantes e lanchonetes se reinventem e invistam em estratégias para conquistar clientes e garantir o seu funcionamento.

E quando o assunto é gastar, nenhuma palavra atrai mais a atenção da clientela que “promoção”.

Além de aumentar as vendas, as promoções para lanchonetes são uma importante ferramenta na hora de compreender o perfil do público e planejar estratégias para a fidelização desses clientes.

Vale ressaltar que, quando falamos em promoção, isso não se limita apenas à redução dos preços.

Há muitas outras formas de conquistar o interesse do consumidor e atraí-lo para o seu estabelecimento.

Para ajudar você nessa tarefa, listamos 5 ideias de promoções para lanchonetes para você driblar a crise e maximizar seus ganhos. Confira!

Amostras

Essa é uma excelente forma de apresentar o seu produto para clientes que ainda não frequentam o seu estabelecimento.

Oferecer gratuitamente uma versão menor de um lanche ou uma porção reduzida é uma maneira bem prática de conquistar o consumidor pelo paladar.

Uma ideia interessante pode ser levar pequenas amostras a empresas próximas com o objetivo de ganhar boca-a-boca e aguçar a curiosidade (e a fome) de ainda mais pessoas.

Brinde na próxima compra

Oferecer algum tipo de brinde é uma forma de gerar uma promoção criativa para sua lanchonete.

E não há necessidade de ser muito caro: algo simples, como uma bebida, um chaveiro ou algo colecionável pode ajudar a fidelizar seu público-alvo.

Para que esse método seja mais eficiente, vale fornecer um vale-brinde para os clientes (para que eles comprovem que estão participando da promoção) e/ou criar um cadastro do cliente na lanchonete, indicando que ele tem direito ao presente.

Combos

Outro exemplo de ideia de promoção para lanchonetes é a criação de combos. Eles são, de longe, uma das formas mais eficientes de promoção.

O segredo está em montar combos realmente atrativos para o seu público, ao mesmo tempo em que você mantém seu lucro.

Algumas ideias de combos para lanchonete são combinar elementos diferentes que componham uma refeição, como lanche + acompanhamento (por exemplo, salada, batata frita ou anéis de cebola), lanche + bebida ou lanche + sobremesa.

É uma ótima forma de fidelizar o seu público.

Ou você pode testar algumas ideias de combos de lanches, como “na compra de um lanche + X reais você ganha outro lanche igual ao primeiro”.

Esse tipo de combo é ideal para atrair mais público, já que seu consumidor pode combinar de trazer outra pessoa para que dividam o combo e paguem mais barato.

Cupom especial para aniversariante

Esse tipo de promoção é uma boa ideia porque, geralmente, acaba aumentando o número de clientes nesta compra, já que frequentemente o aniversariante levará outras pessoas para comemorar com ele.

O cupom especial pode tanto dar direito ou algum item grátis (como bebida ou sobremesa) quanto um determinado valor de desconto.

Para que a promoção seja ainda mais atrativa, você pode fazer com que ela valha não só para a aniversariante, mas para todos os seus acompanhantes (desde que isso ainda gere lucro para você).

No entanto, essa promoção tem um desafio: fazer com que o cliente tenha conhecimento dela no período de aniversário.

Sendo assim, o ideal é que você tenha algum tipo de contato (e-mail, WhatsApp etc.) e avise-o sempre que o período de seu aniversário se aproximar.

Essas informações você pode obter ao cadastrá-lo no seu banco de dados na primeira vez que ele frequentar seu estabelecimento.

Descontos

O objetivo é chamar a atenção do público com promoções para lanchonetes que sejam realmente imperdíveis.

Uma estratégia muito utilizada são as promoções-relâmpago, em que a lanchonete oferece um desconto substancioso, mas limitado apenas a um determinado número de clientes ou a um certo período de tempo.

A ideia é gerar uma sensação de urgência, juntando os bons preços à pouca oferta.

Essas ações costumam gerar bastante engajamento nas redes sociais e fazem com que os clientes que conseguiram aproveitar o desconto se sintam felizes e estimulados a voltar.

Outra estratégia é dar desconto em dias e/ou horários em que a lanchonete tenha um movimento mais fraco, como antes e depois dos horários das refeições ou nas segundas-feiras.

Contudo, antes de dar esse tipo de desconto, avalie quais são os dias e períodos de pico no seu estabelecimento, para não correr o risco de que fique sobrecarregado.

Entrega Grátis

Uma das reclamações mais comuns dos consumidores em relação a estabelecimentos que trabalham com entrega a domicílio é justamente o valor do serviço.

Por isso, para as lanchonetes que trabalham com delivery, essa é uma promoção que não pode faltar.

A ação mais comum é oferecer a gratuidade na entrega a partir de determinado valor.

Geralmente, essa estratégia acaba aumentando a média de gasto dos clientes, pois os encoraja a adicionar mais opções ao pedido, como bebidas e sobremesas.

Ofertas do Dia

Essa é uma estratégia muito utilizada inclusive por grandes redes.

A cada dia da semana, um determinado item do cardápio é oferecido a um valor menor que o habitual.

É uma boa ideia para aumentar o movimento nos dias mais fracos e fazer com que seu cliente volte mais vezes à sua lanchonete.

Ofertas Especiais

Uma boa ideia na hora de investir em ações promocionais é aproveitar ocasiões especiais para oferecer vantagens ao seu cliente.

O aniversário da empresa, a mudança de estação do ano ou alguma data comemorativa, como Natal ou Dia dos Namorados, podem ser uma excelente “desculpa” para realizar ofertas e dar um boom no faturamento do mês.

Para que sejam mais efetivas, porém, é necessário ter constância, espalhando essas ações ao longo do ano, em diferentes datas.

Isso vai chamar a atenção do consumidor, que ficará mais atento quando uma data importante se aproximar.

Outro exemplo de ofertas especiais são os descontos no pedido de combos ou de um segundo prato, por exemplo, sendo bastante efetivos na hora de atrair grupos.

Programa de indicação

Com o crescente uso de aplicativos em celulares e smartphones, esse tipo de promoção para lanchonetes tem se tornado cada vez mais comum.

Funciona da seguinte maneira: o cliente deve indicar uma pessoa e, se essa ela realizar uma compra, ambos ganham algo (um brinde, um desconto etc.). Isso faz com que esse tipo de promoção se dissemine de forma exponencial.

Entretanto, não se esqueça de que é necessário algum tipo de ferramenta para controlar esse tipo de promoção.

Sobremesa grátis

Embora pareça que você está perdendo dinheiro, esse tipo de promoção acaba sendo um chamariz para a sua lanchonete, já que muitas pessoas acabaram optando por seu estabelecimento em vez do da concorrência, já que vão ter um “algo a mais” em seu lanche.

Essas são apenas algumas ideias de promoções para lanchonetes.

Antes de colocá-las em prática, faça um planejamento detalhado, definindo qual o objetivo da ação, quais produtos serão colocados em oferta e o tamanho do desconto.

Além disso, não se esqueça de divulgar suas promoções, garantindo que a clientela esteja ciente delas.

Você tem uma lanchonete?

Que tipo de promoções funcionaram para o seu estabelecimento?

Compartilhe conosco suas experiências, deixe-nos um comentário.

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