Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Réchaud: quais combustíveis usar e como acender?

Quais combustíveis posso usar no fogareiro do réchaud?

Quando organizamos um almoço ou um jantar, manter os pratos quentinhos e saborosos é sempre uma preocupação. Afinal, os convidados querem conversar e se divertir, e nisso a comida vai esfriando.

Quem oferece o serviço de buffet em restaurantes, sabe que os clientes não podem se servir e encontrar comida fria, também.

Para resolver esse dilema, o réchaud é um grande aliado, pois mantém os pratos aquecidos por banho-maria, onde a água do recipiente é aquecida pelo uso de fogareiros.

É a opção perfeita para quem deseja servir pratos de forma eficiente, prática e elegante.

Como acender o réchaud?

Há algumas opções, como álcool gel, pastilhas de álcool sólido e velas especiais para réchauds, porém a mais indicada é o álcool gel, por questões de segurança e custo-benefício.

O álcool pode ser apresentado de forma líquida ou em versão pastosa, que é popularmente conhecido como “álcool gel”. Este tipo de álcool é muito utilizado em réchauds de alimentos, para a queima e com a finalidade de aquecimento.

O ideal é a utilização do álcool gel 70% ou 90% que, devido à sua composição um pouco diferenciada, bem como sua viscosidade, inibe as características de inflamabilidade do álcool líquido. Ou seja, tem sua inflamabilidade inicial controlada, não permitindo o flash imediato quando entra em ponto de fulgor, minimizando os riscos de acidentes.

A capacidade de um fogareiro é de aproximadamente 300ml de álcool gel, que manterá a chama acesa por cerca de 1h30min. Deve-se tomar cuidado para não deixar o réchaud posicionado em local com corrente de vento, pois diminuirá o tempo de acendimento da chama.

O uso do álcool líquido não é indicado, pois potencializa os riscos de acidentes. As velas são mais utilizadas nos réchauds de porcelana, indicados para o preparo de fondues.

Já as pastilhas de álcool sólido têm tempo de queima de cerca de 7 a 10 minutos e, devido a isso, aumentam o trabalho de troca constante do fogareiro.

Álcool para réchaud: como utilizar corretamente

Mesmo com características diferenciadas e os riscos de acidentes minimizados, devemos tomar alguns cuidados. Confira abaixo como utilizar o álcool gel para acender seu rechaud:

 

 

    1.  
        1. Nunca manipular o produto diretamente sobre a chama ativa: deve-se aguardar completamente a inativação da chama para que o fogareiro do réchaud seja reabastecido. O ideal é utilizar outro fogareiro que ainda não tenha sido utilizado, estando este completamente frio e sem chamas;

       

        1. Não abastecer com antecedência os fogareiros: o álcool é volátil e por isso podem surgir gases que facilitarão “explosões” durante o acendimento do mesmo. O ideal é realizar o abastecimento do fogareiro imediatamente antes do uso;

       

        1. Antes de retirar os fogareiros acesos/quentes, as chamas deverão ser eliminadas com os abafadores de chamas. Após, com o auxílio de pinças adequadas ou luvas térmicas, os fogareiros deverão ser armazenados em local afastado de chamas ou faíscas e em local arejado;

       

        1. Em todas as etapas de manipulação do álcool em gel, deve-se ter o cuidado de evitar o contato direto do produto com o corpo, evitando acidentes e queimaduras.

       

       

 

Gostou desta dica? Faça parte de nossa lista de e-mails e receba semanalmente as novidades sobre o mundo da Gastronomia e do Empreendedorismo.

Caso permaneça alguma dúvida que não tenha sido respondida neste artigo, não hesite em nos questionar nos comentários.