Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Veja qual é a mesa de inox ideal para o seu estabelecimento!

Mesa de inox, qual escolher?

Você está procurando por uma Mesa de trabalho em aço inoxidável? Com este breve artigo mostraremos todas as etapas para você acertar na hora de escolher a mesa em inox perfeita para o seu restaurante, açougue, lanchonete, padaria, hospital, laboratório, estabelecimento ou qualquer local onde a higiene deve prevalecer.

As mesas em aço inox são instrumentos de garantia para a qualidade na manipulação dos alimentos. O aço inox é um material que confere maior segurança quando o quesito é contato com os alimentos, por ser um material que não transmite substâncias tóxicas, odores e gosto.

Principais motivos pelo qual você deve escolher uma Mesa em Inox

  • Possui alta resistência a corrosão. Resistente ao frio ou ao calor intenso;
  • Possibilita limpeza frequente e desinfecção. O inox não está propenso a fissuras, por exemplo em um açougue, mesmo que a faca passe sobre a superfície no momento do corte das carnes, não a deteriorará como aconteceria com outro tipo de material;
  • Conta com superfície lisa, o que impede a penetração de sujeira e microorganismos nas saliências o que impede a contaminação dos alimentos e previne doenças como intoxicações, diferente do que acontece com outros materiais mesmo depois de limpos;
  • Alta resistência a objetos pesados ou esforços físicos, como por exemplo, sovar massa de pão;
  • Livre de oxidação, muito mais durável que qualquer Mesa de outro material comum.
  • Conformidade com a vigilância sanitária;

O que devo levar em conta ao escolher?

1 – Tipo de aço inoxidável

Este artigo auxilia você a entender as diferenças entre os tipos de aço inox. Será que Aço Inox é tudo igual? Recomendamos a leitura de nosso outro artigo: “Aço Inox, entenda as diferenças!

2 – Espessura do aço inoxidável

Mesas de aço inoxidável são fabricados com diferentes tipos de espessura de aço inoxidável. Algumas mesas possuem restrições quanto ao peso suportado, você deve sempre buscar essa informação ao escolher a Mesa. A espessura ideal do aço é 1 mm, não há necessidade de ser mais grosso.

3 – Existência ou não de prateleira inferior

Você pode escolher uma Mesa de Aço Inoxidável com prateleira inferior, ela é muito útil para armazenar equipamentos que são utilizados com muita frequência, como por exemplo, Panelas, Misturadores, Cortadores e outros equipamentos que necessitam de mais espaço no Balcão.
A prateleira inferior além de substituir grande número de armários e estantes, contribui na sustentação e estabilidade da Mesa.

4 – Espelho traseiro ou tampa lisa

O espelho traseiro previne o derramamento de líquidos e que alimentos e outros materiais entrem em contato com as paredes na parte traseira da mesa. Os modelos de tampa lisa são as mais comuns, este estilo tem uma superfície plana e sem espelho traseiro.

5 – Mesas com Rodas / Rodízios

Em muitas ocasiões é necessário deslocar os equipamentos do nosso estabelecimento para uma boa geral. Os rodízios podem ser úteis, eles acompanham travas de segurança para travamento das rodas.

6 – Mesas com cuba / Pias / Lavatórios

Vimos que além das variações de com espelho e sem espelho, tampo inferior, tipos de aço, temos também as Mesas com Cuba, também chamadas de lavatórios. Nos modelos em geral as mesas possuem cubas de 40 ou 50 cm, podendo ou não serem acompanhadas de bancada lateral.

Design

As mesas em aço inoxidável possuem aparência clean e moderna, o design é elegante. Em locais em que o equipamento é visível ou como locais abertos à visitação do público, ela passará o recado certo.

Mais dicas

– As mesas são ideais para agilizar a preparação dos pratos. Lembre-se que o cardápio tem enorme influência sobre a montagem da cozinha e escolha de equipamentos. Caso você seja um Marinheiro de primeira viagem, recomendo a leitura da Lista de Equipamentos Úteis que não podem faltar na sua cozinha!

– A mesa deve ser totalmente em aço inox. Não adquira mesas com pé de ferro. A estrutura inferior (abaixo da prateleira) também não pode ser de outro material que não seja aço inox e muito menos reforçada com qualquer outro material, exemplo, madeira. Os pés de ferro oxidam facilmente e madeira apodrece rapidamente, além de facilitar a propagação de fungos e bactérias.

Mesas em Inox são insubstituíveis quando a limpeza ou durabilidade é um fator. Agora, será que você já sabe escolher a Mesa ideal?

Mais postagens relacionadas:

Veja como limpar seus produtos de aço inox em 6 passos.

Benefícios do uso do aço inoxidável em cozinhas profissionais

Aço Inox é tudo igual? Entenda as diferenças!

Quer receber e-mails com novidades e dicas como estas?

Assine a nossa newsletter!