Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Quantos ml tem uma taça de vinho? Descubra!

Entender quantos ml tem uma taça, te auxilia a escolher o recipiente ideal para servir a bebida, sem interferir nas características sensoriais do vinho

Você sabia que para cada tipo de vinho existe uma taça específica para servi-lo?

Mais do que uma simples questão de etiqueta, o formato de cada recipiente interfere diretamente nas características sensoriais da bebida, potencializando ou reduzindo seu potencial aromático e também a percepção de sabor e corpo.

Para que possamos apreciar todas os atributos de um vinho, é preciso que a bebida atinja todas as papilas gustativas presentes na língua.

Taças

Cada tipo de taça propicia que o líquido entre em contato com diferentes regiões da boca, o que nos ajuda a perceber os sabores e a textura de cada vinho degustado.

E não é apenas o formato que interfere nessa análise sensorial. O tamanho da taça também é pensado de acordo com a bebida que ela pode receber.

De uma maneira geral, taças maiores são ideais para vinhos que precisam de maior contato com o oxigênio para potencializar suas características sensoriais, como os vinhos tintos.

Já recipientes menores são geralmente destinados a vinhos que devem ser consumidos mais rapidamente, como no caso dos vinhos brancos e rosés.

Ainda existem as taças longas, conhecidíssimas para a degustação de espumantes, enquanto taças menores são perfeitas para as bebidas doces.

Vale destacar ainda a chamada taça ISO, modelo padrão que se adapta a todos os tipos de vinhos e utilizada mais para a análise sensorial feita por profissionais, como enólogos e sommeliers.

Dentro dessas classificações e diferenças, há ainda tamanhos diferentes para o mesmo tipo de vinho. Um exemplo é a taça Bordeaux.

Elaborada para o consumo de vinhos encorpados e com taninos marcantes, esse tipo de taça apresenta diferentes capacidades, variando de modelos de 250ml e 300ml a opções de quase meio litro.

Mas você sabe quantos ml tem uma taça de vinho?

Você sabe que quantidade de líquido servir para cada pessoa?

Essa é uma dúvida muito comum. Em casa, há quem goste de encher a taça e também existem aqueles que colocam somente aquela “provinha”.

Taças provas

O fato é que existe uma dose padrão para cada bebida alcoólica, criada com base na quantidade de etanol presente em cada um delas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma dose de bebida deve contar entre 10g e 12g de álcool puro.

Como cada uma apresenta diferentes teores na sua composição, é natural que a quantidade padrão de ml varie de acordo com que se está bebendo.

Para nos mantermos dentro da gramagem de álcool preconizada pela OMS, uma dose padrão de vinho possui 100ml.

Para se ter uma ideia, isso é equivalente a 330ml de cerveja ou 30ml de destilados em geral.

Muitos países possuem suas próprias medidas, que foram elaboradas de acordo com seus próprios estudos e recomendações.

Enquanto que, aqui mesmo no Brasil, a Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas estabelece a dose padrão de vinho em 140ml, nos Estados Unidos essa quantidade já sobe para 150ml.

Vale ainda destacar que, em restaurantes, costuma-se servir 150ml em cada taça.

Porém, aí surge outra dúvida muito comum: quantas pessoas uma garrafa de vinho serve?

Como sabemos, as garrafas costumam vir com 750ml de vinho. As taças mais comumente encontradas em estabelecimentos possuem capacidade entre 450 e 500ml.

Nesses casos, o padrão de serviço é preencher 1/3 da taça para cada pessoa, o que resultaria em um total de 5 taças por garrafa.

Para espumantes, porém, essa conta muda. Isso porque as taças utilizadas para essa bebida são menores, entre 180 e 200ml. Além disso, o padrão de serviço também muda.

Em vez de 1/3, costuma-se preencher 2/3 da taça. Sendo assim, uma garrafa de espumante consegue servir aproximadamente 7 pessoas.

Finalizamos com outra dúvida corriqueira: como organizar os diferentes tipos de taça de vinho na mesa?

Taças de vinho

Em primeiro lugar, é importante lembrar que grande parte dos restaurantes trabalham com taça também para o serviço de água.

Em relação à organização, as taças devem ser posicionadas à frente do prato, à direita.

O número vai variar de acordo com a quantidade de bebidas que forem servidas.

Geralmente, coloca-se uma para a água ou vinho branco, uma para o tinto e outra para espumantes.

Há diversas maneiras de distribuí-las na mesa. Porém, a mais tradicional é em diagonal, sempre à frente e à direita do prato, acima dos talheres.

Elas devem ser posicionadas de acordo com a ordem de serviço, de fora para dentro, sempre começando pela taça de água, que deverá ser alinhada com a faca do prato principal.

Gostou?

Para ficar por dentro das nossas novidades e promoções, não esqueça de seguir a Loja Brazil no Facebook!