Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Termostato Eletromecânico, Digital e Pneumático. Quais as diferenças?

Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Tipos de Termostato: Eletromecânico, Digital e Pneumático

Ao adquirir um refrigerador expositor novo para o seu estabelecimento, além de expor você conseguirá conservar e refrigerar bebidas, alimentos e produtos. Para que isso aconteça de forma eficaz, é preciso entender um pouco do funcionamento da temperatura do equipamento, mais precisamente sobre o Termostato!

O que é o Termostato?

Este nada mais é que um dispositivo formado por dois elementos de sensores, um indica as variações de temperaturas que ocorrem no sistema e o outro controla essas alterações, corrigindo a temperatura do equipamento, mantendo-a constante.

Apesar dos inúmeros modelos existentes no mercado, apenas três tipos são produzidos. Confira abaixo quais são e como regulá-los:

Termostatos Eletromecânicos

Utilizam elementos de sensores bi metálicos e o princípio de gás de expansão.
É ajustado com uma temperatura padrão de fábrica. Para alterar a sua temperatura basta girá-lo para a direita aumentando assim a refrigeração e diminuindo a temperatura interna, girando-o para a esquerda a refrigeração diminuirá e elevará a temperatura do refrigerador.

Notas:
– Grandes quantidades de produtos irão diminuir a eficiência da refrigeração do aparelho, necessitando assim uma regulagem mais alta.
– Ajuste o termostato conforme sua necessidade e quantidade de produtos no refrigerador, pois a refrigeração excessiva irá aumentar o consumo de energia desnecessariamente.

Termostato mecânico - Termostato Eletromecânico, Digital e Pneumático. Quais as diferenças?

Termostatos Digitais

Seu funcionamento é o mesmo dos termostatos mecânicos, a única diferença é a utilização do dispositivo chamado termistor, responsável pela variação da resistência conforme a elevação da temperatura.
Os Termostatos Digitais possuem uma vantagem frente aos eletromecânicos por oferecerem a possibilidade de programação e temporização de ações.

termostato digital refrigerador - Termostato Eletromecânico, Digital e Pneumático. Quais as diferenças?
Localizados na parte frontal do Refrigerador, estão presentes em sua programação os seguintes botões e comandos:

1 – On – Liga
2 – Pressione a tecla SET até que o display comece a piscar.
3 – Pressione as teclas PARA CIMA ou PARA BAIXO para selecionar a temperatura desejada.
4 – Pressione a tecla SET para selecionar a temperatura.

E1 – Programação Mínima de temperatura.
E2 – Programação Máxima de temperatura.
E3 – Função Ciclo Contínuo: Responsável por forçar a ativação do compressor durante um intervalo programável.
E4 – Função de Segurança para o caso de avaria, no caso quebra de energia na sonda de regulação, que garante que o compressor se mantenha ativo a intervalos de tempo programáveis.

Termostatos Pneumáticos

Este tipo de dispositivo é o menos utilizado em equipamentos de refrigeração comercial. Ele controla os sistemas de aquecimento e arrefecimento através de uma variedade de tubos de controle com ar, responsáveis por aquecer ou resfriar.
termostato pneumatico - Termostato Eletromecânico, Digital e Pneumático. Quais as diferenças?

Como regular o descongelamento através do Termostato?

Os refrigeradores com termostato digital possuem descongelamento automático configurado de fábrica, estes ciclos de descongelamento são executados a cada seis horas e duram pelo menos 20 minutos.

Nos refrigeradores com termostato eletromecânico sempre que a temperatura interna do refrigerador se estabiliza (variando conforme a regulagem do termostato) ele inicia o processo automático de descongelamento.

Toda a água gerada no descongelamento é escoada por um ralo até um recipiente em cima do compressor, evaporando em seguida com o calor. Nenhum resíduo é deixado pelo processo.

DESCONGELAMENTO MANUAL

Em todos os refrigeradores há um processo automático de descongelamento, conforme especificado anteriormente, porém nos refrigeradores com termostato digital é possível realizar um descongelamento manualmente. Veja as instruções abaixo:

– Para ativar o descongelamento manual pressione e segure a tecla que possuí o símbolo “gelo” por 6 segundos.
– Para interromper o descongelamento, pressione e segure a mesma tecla por 6 segundos.

Notas:

  1. Se um descongelamento manual for iniciado, ele irá zerar o timer do descongelamento automático.
  2. Durante os períodos de descongelamento a Luz de descongelamento ficará iluminada.
  3. Toda a água gerada no descongelamento é escoada por um ralo até um recipiente em cima do compressor, evaporando em seguida com o calor. Nenhum resíduo é deixado pelo processo.

Agora que você já conhece as funcionalidades e as principais configurações do Termostato, faça um bom uso do seu Refrigerador Expositor e obtenha a sua melhor performance!

E caso você tenha mais alguma dúvida que não tenha sido respondida nesse artigo, não hesite em nos questionar nos comentários. 🙂
Até breve pessoal!