Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Fila de espera: Tudo o que você precisa saber para conquistar o cliente!

Dicas para o seu estabelecimento

Gestão da fila de espera

O restaurante já está cheio? Há fila de espera na porta? Mesas completamente ocupadas? Toda equipe trabalhando fervorosamente?

Dentro e fora do restaurante estão clientes que querem além de mais bebidas e comidas, um atendimento impecável.

Não importa se a casa está cheia ou vazia, para o cliente, o restaurante e sua equipe devem ter a capacidade de atendê-lo bem.

A fila de espera é o “calcanhar de Aquiles” para muitos estabelecimentos, pois desagrada os clientes que, cada vez mais, estão com a tolerância de tempo comprometida.

A falta de cuidado com esse momento de espera pode acarretar na perda de clientes e prejuízo financeiro para o restaurante.

Para auxiliar nessa questão, pensamos em algumas estratégias que podem ajudar na gestão da fila de espera:

Controle de chegadas:

Mesmo se for através de uma simples prancheta, a anotação das chegadas deve ser rigorosamente controlada para evitar possíveis confusões entre clientes que chegaram antes ou depois daquele que foi chamado. Caso a fila de espera seja algo cotidiano, pense em adquirir algum dos vários softwares de gestão de fila de espera disponíveis no mercado.

Cortesias:

Oferecer alguns petiscos e bebidas na fila de espera são iniciativas válidas para amenizar o tempo de espera por uma mesa.  Algumas redes famosas de restaurantes contam com um menu degustação para os clientes que estão na espera, assim fica até mais fácil no momento de decisão do prato.

Utilize a tecnologia a seu favor:

Crie mecanismos que permitam que os clientes consigam fazer reservas e acessar a lista de espera. Esta opção pode reduzir as enormes filas, evitando que as pessoas fiquem irritadas com a demora.

Acesso ao cardápio:

Ofereça o cardápio na fila de espera e tenha alguém para sanar as dúvidas que surgirem, assim seu cliente já vai conhecendo as opções e não perderá tanto tempo nessa decisão quando chegar à mesa. (Veja também A Importância da disponibilização das Informações Nutricionais dos alimentos em seu restaurante.)

Local de espera:

Se tiver espaço físico disponível, crie um ambiente aconchegante e agradável para a espera. Uma televisão, jornais e revistas e alguns brinquedos para as crianças são algumas opções de entretenimento que farão o tempo passar mais despercebido por quem está na fila.

Informação:

Passar ao cliente informações honestas sobre a espera o deixa mais confortável e permite que ele controle melhor o seu tempo.

Datas comemorativas:

A grande maioria dos restaurantes já teve problemas com enormes filas de espera e reclamações em datas comemorativas. Para amenizar esses problemas, planeje melhor seu quadro de funcionários para atender de forma mais rápida e satisfatória nessas datas.

A forma como a fila de espera é gerenciada pode ser utilizada pela empresa como uma estratégia para obter vantagem competitiva, uma vez que, além de satisfazer as necessidades dos clientes pode surpreender suas expectativas.

Seu restaurante tem boa comida? Bom preço? Espaço confortável e agradável? Seus clientes saem satisfeitos? Muito bom, mas igual a você existem outros milhares de restaurantes.

Então, seja diferente, ofereça mais aos seus clientes e atraia muitos outros.

Gostou das nossas dicas? Fique à vontade para deixar sua crítica, sugestão ou comentário!

Até breve!