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O que não é visto não é lembrado: Alavancando suas vendas com a exposição de produtos.

Alavancando as vendas no setor food service

O que não é visto, não é lembrado

Olá pessoal!

Hoje vou falar sobre uma das maneiras de como você pode se diferenciar no ramo alimentício e, de quebra, alavancar suas vendas e deixar seus clientes muito mais satisfeitos com seu serviço: a exposição de bebidas.

Como anda o setor food service no Brasil?

Você sabia que o consumo do brasileiro em restaurantes e bares aumentou? O crescimento do setor food service, tido como o mercado em que a alimentação ocorre fora de casa, sobe com uma taxa de 14,7% ao ano, de acordo com dados da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação).

E o brasileiro não tem saído de casa para se alimentar fora somente nos feriados e finais de semana não. O consumo ocorre, em sua grande parte, nos dias de semana (mais de 70%) e o principal momento de refeição é o almoço, com mais de 34% das refeições do dia todo.

Outro dado que revela indícios interessantes sobre o comportamento do consumidor, aponta que 60% das refeições são feitas no local no próprio restaurante. Os números mostram que 30% prefere levar a refeição para casa e cerca de 3% compra pelo drive thru. O delivery contou com um porcentual de “apenas” 7%.

Aproveitando a boa onda

E então, por que não aproveitar as oportunidades desse nicho que cada vez mais vem expandindo? Com cada vez mais pessoas procurando lugares legais para comer e se distrair, o que você pode fazer para diferenciar-se no mercado e turbinar suas vendas?

Além de ter um estabelecimento bem decorado, limpo, organizado, de acordo com as normas da vigilância sanitária e com boas opções de alimentação você precisa oferecer aquele “algo a mais” que faça com que seus clientes decidam por voltar. Você não quer que o seu cliente entre, consuma o seu produto e nunca mais volte, quer?

Ter opções de bebidas que harmonizem bem com seu cardápio pode se tornar um diferencial de atendimento do seu negócio. Quem não gosta de uma bela massa com aquele vinho especial? Ou um sanduíche com aquele suco de frutas geladinho? Um almoço típico brasileiro com arroz, feijão, bife, fritas e um refrigerante com gelo e limão? Ou até mesmo uma deliciosa cerveja artesanal?

Faça com que seu cliente se sinta à vontade e bem atendido; adapte-se às suas necessidades, afinal ele espera por isso.
Faça com que ele perceba que você preparou seu espaço, seu cardápio (incluindo a bebida) e toda sua estrutura para melhor o servir e ele com certeza retornará.

Remeto agora à ao provérbio português: “o que não é visto, não é lembrado”. De que adianta você pensar nessa harmonização de sabores em seu cardápio se o seu cliente não conseguir ver o que você oferece? Se você não tem um buffet ou réchauds para servir, já fica mais difícil de saber como é o prato. Sem um expositor para suas bebidas também já limita esse consumo.

E agora, o que fazer?

Seu esforço de vendas de bebidas será muito menor se, ao chegar ao seu estabelecimento, seu cliente já puder ver o que você preparou para ele. Muitas vezes chegamos em alguns lugares e pensamos que não tem um determinado produto pelo simples fato de que não o estamos vendo. Ou até deixamos de comprar algo porque, se não o vimos, não lembramos que precisamos.

Com o expositor de bebidas fica tudo ali, ao alcance de olhos e mãos e, além de facilitar a vida de seus clientes, facilita também a de seus colaboradores pela agilidade de acesso no momento da venda.

Há hoje no mercado diversos modelos de geladeiras e expositores de bebidas que, além de manterem os produtos em temperaturas agradáveis para o consumo, o colocam a fácil acesso aos clientes. Modelos com pouco consumo de energia (alguns com cerca de 1,6 KW.h), com portas de vidro que permitem a melhor visualização dos produtos e com preços que cabem no seu bolso.

Tenho certeza de que você vai achar o equipamento que melhor se adapte ao seu espaço, ao estilo do seu estabelecimento, à quantia de bebidas que você pretende ofertar e que, com certeza, vai se adaptar ao seu orçamento e fará toda a diferença na hora de fechar o caixa.

Pense, avalie e diferencie-se!

O investimento vale muito a pena!

Espero que tenham gostado da dica de hoje e, sintam-se à vontade para curtir, comentar e compartilhar as nossas publicações!